É comum aproveitarmos a frescura do novo ano para cuidarmos mais de nós, seja com uma rotina de beleza renovada, um tratamento de rosto profundo ou uma maquilhagem ousada. A ideia de recomeço pode, contudo, ser sabotada pela falta de tempo ou – pior – de budget. Mónica Santos, cofundadora da Fun Cosmetics, é uma defensora acérrima da Beleza acessível e de que esta não deve pecar em qualidade. Desde 2006, a Fun Cosmetics tem apostado em produtos inovadores a preços justos, oferecendo a todos a oportunidade de se sentirem bem consigo mesmos. Nesta entrevista, a empresária fala-nos sobre o seu trajeto, os desafios que enfrentou e o impacto da democratização da beleza no empoderamento feminino.

Qual o conceito da Fun Cosmetics?

A Fun Cosmetics é uma empresa 100 por cento portuguesa, criada em 2006 por dois sócios que decidiram arriscar e contrariar as tendências de mercado da altura, apostando num novo modelo de negócio. O que fazemos? Trabalhamos com volumes elevados, margens reduzidas e oferecemos produtos inovadores a preços acessíveis. Essa proposta vai contra a lógica predominante no mercado em 2006, que era dominado por marcas premium com preços elevados e boa qualidade e grandes margens para os clientes.

A nossa estratégia contrasta com o modelo tradicional das perfumarias seletivas, que trabalhavam com margens mais altas e volumes reduzidos. O que decidimos fazer foi desafiar o status quo desse negócio, apostando em margens mais baixas e volumes de vendas muito mais elevados, o que exige mais trabalho, maior dinamismo e uma forte componente de marketing.

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Na Fun Cosmetics, esforçamo-nos por oferecer produtos de qualidade que afastem a conotação negativa associada ao termo “barato”. Pelo contrário, são produtos de qualidade, feitos na Europa, que cumprem todas as regulamentações exigidas, incluindo o CPNP [Portal de Notificação de Produtos Cosméticos]. No entanto, ao contrário de muitas marcas, não investimos em publicidade paga ou campanhas de comunicação massivas. O nosso produto fala por si e trabalhamos muito o “boca a boca”.

Somos distribuidores de várias marcas, de diversos segmentos de mercado, e atendemos a clientes B2B [modelo de negócio em que o cliente final é uma outra empresa e não uma pessoa física] como a Sonae, Jerónimo Martins, Cash & Carry e Douglas. Além disso, temos a atCosmetics, uma loja online que vende diretamente ao consumidor (B2C), e as nossas lojas físicas. Estarmos mais próximos do consumidor final permite-nos ouvir o seu feedback e testar diretamente produtos e marcas.

Recentemente, fizemos um rebranding da Fun Fashion e agora estamos posicionados no mercado como Fun Cosmetics, com mais experiência, reconhecimento e novas marcas. Também estamos a investir em comunicação para fortalecer ainda mais a nossa presença. A nossa empresa importa marcas de diversos países e faz a distribuição nos mais variados segmentos de mercado. Posicionamos algumas marcas em perfumarias seletivas, outras em mass market, cash & carries ou parafarmácias, conforme a estratégia de cada uma.

Quem é a Mónica Santos? Os sonhos da infância estão muito longe da realidade atual? Como é que o universo da beleza e, por conseguinte, a Fun Cosmetics, entraram na sua vida?

A minha entrada neste universo foi um acaso. Sempre fui muito teimosa e apaixonada. Sou resiliente e gosto de traçar metas e objetivos. Independentemente da área, trabalho para alcançar o que quero. Comecei a trabalhar em beleza aos 16 anos porque a minha mãe já trabalhava no setor. Na altura, enquanto estudava, fiz alguns trabalhos como modelo, distribuí amostras de perfumes e fui-me envolvendo no meio. Além disso, trabalhei em part-time em lojas de cosméticos e acabei por conhecer pessoas muito importantes para a minha carreira. Estas experiências fizeram com que me apaixonasse por este mundo.

Fui estudar Relações Públicas e Publicidade, áreas de que sempre gostei, especialmente Comunicação. Trabalhei na L'Oréal, uma “grande escola”. Lá, trabalhei na parte de vendas e atendimento ao público, o que me deu uma base sólida para o meu percurso profissional, além de me permitir estudar a pele e conhecer perfumes de forma mais aprofundada. Passei também pela Givenchy, na Polimaia, onde trabalhei com várias marcas de perfumes.

Mais tarde, quando terminei uma das minhas licenciaturas, comecei a trabalhar numa empresa e foi lá que tomei a decisão de mudar de vida e deixar o meu emprego. Depois de uma reunião comercial, senti que estava na altura de dar o próximo passo e apresentei a carta de demissão. Esse foi o momento decisivo. Ao chegar a casa, informei o meu marido e, a partir daí, comecei a desenhar o meu futuro. Tinha tudo no papel – sou de anotar ideias e tenho cadernos espalhados por todo o lado com anotações coloridas. Comecei a desenhar um plano para abrir a minha empresa que, na altura, comecei a operar a partir de casa. O primeiro escritório era pequeno, mas ali fiz de tudo: faturação, vendas, embalamento e expedição. Trabalhei muito para gerar o primeiro volume de negócios e garantir o crescimento da empresa nos primeiros anos.

A Fun Cosmetics tem agora 18 anos de História e tem crescido de forma contínua e saudável. Hoje, faturamos cerca de 10 milhões de euros e temos planos ambiciosos para o futuro. Queremos ser líderes em termos de quota de mercado e estamos a dar todos os passos necessários para chegar lá. O nosso crescimento é fruto de trabalho árduo, segurança nas decisões e, claro, uma dose de atrevimento.

"... beleza deve ser acessível a todos. Não precisamos de gastar 59 euros num batom." Mónica Santos

O ambiente interno e a cultura da Fun Cosmetics contribuem para o sucesso da empresa?

Na Fun Cosmetics, tentamos cultivar um ambiente positivo. A proximidade entre equipas e a flexibilidade são elementos-chave para o nosso sucesso. Trabalhamos arduamente na construção de uma cultura forte, com eventos internos que nos aproximam. Isso não só facilita o ambiente de trabalho, mas também nos permite equilibrar as várias facetas das nossas vidas, enquanto mulheres, mães e empresárias. Tento manter um equilíbrio entre a vida profissional, familiar e social, aproveitando cada momento. A felicidade está em viver a vida de forma plena e equilibrada.

A Fun Cosmetics começou como um projeto a solo e hoje movimenta milhões. Quais foram os maiores desafios e marcos desde a criação da empresa?

O maior desafio, como para muitas outras empresas, foi o confinamento. Contudo, conseguimos superá-lo devido à nossa flexibilidade. Adaptámo-nos rapidamente, tanto em termos de crescimento como de downsizing. A nossa estrutura flexível foi fundamental para enfrentarmos períodos de pico de negócios, como os que surgem nas diferentes estações do ano e épocas festivas. Em termos de recursos humanos, recrutamos conforme a necessidade. O facto de não termos investido num espaço fixo, por exemplo, permitiu-nos mover-nos de forma ágil.
Outro marco inesquecível foi o nosso primeiro milhão. Na altura, não imaginava que a empresa pudesse chegar tão longe. Foi uma sensação indescritível, como se tivéssemos chegado à “Liga dos Campeões". Embora hoje lidemos com milhões de euros, o primeiro milhão teve um sabor especial.

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O rebranding da empresa reflete uma transformação significativa. O que motivou essa mudança e como se alinha com as expectativas do consumidor moderno?

Em 2006, a Fun Cosmetics não se limitava à cosmética. Trabalhávamos também no setor da moda e tínhamos outros produtos. No entanto, rapidamente percebemos que o nosso core business era a cosmética. Identificámos um gap no mercado: marcas de qualidade, com uma forte componente de tendência, a preços acessíveis. Focámo-nos em criar uma oferta que fosse ao encontro das necessidades do consumidor português.
Após 18 anos de história, o nosso objetivo é reposicionar a Fun Cosmetics como uma marca de credibilidade e inovação, estar entre os líderes de mercado e competir com as grandes marcas internacionais que estão a crescer em Portugal.

O que considera mais importante ao escolher as marcas para representar em Portugal?

A sustentabilidade é, sem dúvida, um fator essencial nas nossas escolhas. As marcas com as quais trabalhamos têm uma forte componente de sustentabilidade, o que é cada vez mais valorizado pelos consumidores. Além disso, é fundamental que tenham uma proposta inovadora e que sejam ágeis no lançamento de novos produtos. A rapidez com que conseguimos colocar um produto inovador nas prateleiras dos nossos clientes é crucial.
Também valorizamos marcas que investem em marketing, pois acreditamos que a comunicação é essencial para impactar os consumidores. Devem ser, acima de tudo, love brands – marcas com as quais me identifico pessoalmente e que comunicam de forma emocional com os consumidores.

"A sustentabilidade é, sem dúvida, um fator essencial nas nossas escolhas." Mónica Santos

A Fun Cosmetics tornou a beleza acessível a todos. Acredita que a acessibilidade na beleza é uma forma de empoderamento feminino?

Sim, penso que a beleza deve ser acessível a todos. Não precisamos de gastar 59 euros num batom... Conseguimos ter a mesma qualidade, a cor que procuramos e a premissa de um cosmético de qualidade com produtos acessíveis. A Fun Cosmetics trabalha para democratizar a beleza, oferecendo opções de excelente qualidade a preços justos.
O empoderamento feminino passa por sentirmo-nos bem connosco, e isso pode ser alcançado com produtos de qualidade, independentemente do preço. Hoje em dia, não se trata de uma questão financeira, mas sim de percebermos o quanto este investimento em nós pode impactar positivamente as nossas ações, a autoestima, as relações com os outros... Acredito que, com um simples batom, somos capazes de conquistar o mundo.

Quem é a cliente da Fun Cosmetics? A Mónica é uma delas? Identifica-se com o lifestyle promovido pela marca?

A nossa cliente é uma mulher ousada, otimista, que gosta de se divertir, de explorar novas tendências e que valoriza a diversidade. A Fun Cosmetics é para quem vê a vida de forma leve e cor-de-rosa. Para mim, a beleza é uma forma de expressarmos o nosso estado de espírito e de nos sentirmos bem com o que somos.

Quais são os próximos passos para continuar a democratizar a beleza em Portugal? Como vê o futuro do setor da cosmética no país e qual o papel da Fun Cosmetics nesse futuro?

Vejo uma evolução tremenda no setor da cosmética, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade e à inovação. Os consumidores estão mais informados e exigentes, atribuindo um valor calculado aos produtos que compram. A Fun Cosmetics tem um papel importante a desempenhar, pois está sempre à frente, a pensar fora da caixa e a trazer novidades para o mercado português. Estamos a investir no setor de wellness e sexual wellness, que têm tido um crescimento internacional significativo, e a explorar novos segmentos, como a cosmética para pets. A nossa missão é continuar a surpreender, a inovar e a democratizar a beleza para todos: homens, mulheres, jovens, adultos... e até animais!

Há planos para expandir internacionalmente?

Sim, temos planos de expansão internacional. Estamos a explorar novas oportunidades em mercados internacionais e acreditamos que a Fun Cosmetics tem muito a oferecer em termos de inovação, sustentabilidade e produtos de qualidade a preços acessíveis. Queremos levar a nossa filosofia mais longe, continuando a crescer de forma sólida e a manter a nossa identidade. Estamos prontos para conquistar o mundo!

Conheça os três produtos favoritos de Mónica Santos:

Madalena Alçada Baptista foi jornalista durante vinte anos, muitos deles dedicados à área da beleza. A sua personalidade curiosa e formação em jornalismo de investigação levaram-na a entrevistar perfumistas, cientistas, marketeers e fundadores de marcas que amamos, e é isso que faz mensalmente na Miranda, em #BeautyInsider.