#BodyShaper: os meus truques para prevenir e combater a celulite

A celulite não é mais do que uma alteração na estrutura fisiológica da pele, causada pelo modo como as células adiposas femininas se organizam – infelizmente, uma forma muito menos organizada do que a das células adiposas masculinas. A mulher começa lentamente a engordar, a inchar, fica com os vasos sanguíneos comprimidos, surge a retenção de líquidos e, de repente, a celulite torna-se visível.
#BodyShaper: os meus truques para prevenir e combater a celulite

As causas da celulite podem ser várias: o estilo de vida, a alimentação, a hereditariedade, as alterações hormonais (uso da pílula, por exemplo), uma má circulação (evite usar roupa muito apertada, ter as pernas cruzadas e manter-se sentada durante muito tempo), o sedentarismo, o excesso de peso (há um excesso de lixo no organismo) e o efeito iôiô (que, devido às dietas drásticas, deixa a pele flácida e contribui muito para o aparecimento da celulite). Hoje vou responder a algumas perguntas que me fazem em gabinete.

Porque é que há pessoas que têm mais celulite do que outras? É uma questão de genética?

Poderá ser uma questão de genética, ou então causada por um dos fatores que referi mais acima. Imagine que mulheres da sua família sejam propensas à celulite; é natural que você também o seja. Já, por exemplo, se tiver um estilo de vida sedentário, saiba que esse é o maior vilão da celulite. Por isso, se não gosta de exercício físico, caminhe pelo menos uma hora por dia a passo rápido.

#BodyShaper: proteja a sua pele das baixas temperaturas
#BodyShaper: proteja a sua pele das baixas temperaturas
Ver artigo
Porque é que é mais comum nas mulheres do que nos homens?

É mais comum nas mulheres porque as células adiposas femininas organizam-se de uma forma menos organizada do que as masculinas. Esta estrutura desorganizada dos adipócitos femininos faz com que na mulher, quando esta ganha peso, as células adiposas comecem a inchar e a armazenar gordura. Outro fator prende-se com o facto de os homens produzirem mais testosterona, o que lhes permite ganhar mais massa muscular, em vez da massa gorda que as mulheres acumulam com mais facilidade.

Quais os alimentos que ajudam a combater este problema?
  • Água, pois ajuda a drenar;
  • chás que acelerem o metabolismo e promovam a boa circulação (chá verde, de cavalinha, de centelha asiática, oolong, mate, de goji e de noz de cola);
  • ananás, que é excelente para a celulite;
  • verduras, como alface, rúcula, pepino;
  • legumes, como brócolos, espinafres, feijão-verde;
  • salmão e sardinha, ricos em antioxidantes e que ajudam a fortalecer as fibras da pele;
  • sementes de girassol, ricas em vitamina B6, excelentes para combater os nódulos da celulite;
  • frutos vermelhos, ricos em antioxidantes, estimulam a produção de colagénio, sendo por isso excelentes para melhorar a textura da pele;
  • banana, cenoura, cebola, couve-flor, gengibre, citrinos, abacate, maçã, melão e rúcula, também são excelentes aliados no combate à celulite.
Que tratamentos são mesmo eficazes na redução da celulite?

No meu novo livro ‘Os Pecados do Corpo’, apresento uma secção de DICAS DE BELEZA em que, durante um mês, aconselho vários tratamentos. Deixo-vos dois deles. O resto encontram no livro.

Semana 1: numa tigela, misture bem 1/2 chávena de açúcar mascavado, 1/2 chávena de café moído e uma chávena de azeite. No duche, com a pele húmida, massaje as zonas com mais celulite. Faça a massagem com movimentos circulares durante cerca de 10 minutos. Passe por água fria.

Semana 2: no banho, massaje o corpo todos os dias com uma luva de crina em movimentos ascendentes. Lave-se da cintura para baixo com água bem fria e, depois do banho, aplique no corpo um bom creme anticelulítico.

Izabel de Paula é a primeira Body Shaper Expert em Portugal. De Norte a Sul do país, o seu método é procurado por mulheres que querem melhorar os contornos do seu corpo e também a sua auto-estima.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.

Veja também

 
 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar