Se pratica desporto, há uma questão que acreditamos que faz com regularidade: com que frequência deve lavar a roupa de desporto? A resposta varia e não há uma regra fixa.

Apesar de evitar mau odor e problemas de pele, como irritações e/ou infeções, lavar demasiadas vezes a roupa pode danificar os tecidos e fibras, além do gasto excessivo de água e energia.

15 protetores solares de rosto para uma pele protegida em todo o lado, desde a praia à cidade
15 protetores solares de rosto para uma pele protegida em todo o lado, desde a praia à cidade
Ver artigo

A roupa de desporto, como as leggings, tops e meias, com manchas, suor, odor ou sujidade visível devem ser lavados após cada utilização, segundo Manal Mohammed, professor de microbiologia médica na Universidade de Westminster, em Londres.

"Este tipo de roupas estão numa parte do nosso corpo que tem muitas bactérias naturais, como o nosso microbioma. Então, nas atividades quotidianas, transpiramos. Isso gera humidade e um ambiente onde as bactérias podem crescer em excesso", conclui. Consequentemente, pode levar a problemas de pele.

Além disso, as roupas de desporto, em especial em espaços fechados, têm maior probabilidade de estarem em contacto com bactérias como o Staphylococcus aureus, que resultam em infeções comuns em ambientes comunitários e hospitalares.

Desta forma, o ideal será avaliar a intensidade do treino, a roupa escolhida e o local da prática para depois considerar a frequência da lavagem.

Das sapatilhas à fotoproteção, os essenciais para fazer caminhadas com conforto e estilo: