A higiene pessoal não passa apenas pelo banho diário. Depois do banho, as toalhas com que nos secamos podem acumular sujidade, células mortas da pele, óleos corporais, secreções salivares e até urinárias e anais, segundo a especialista em higiene doméstica e em prevenção de doenças infecciosas, Sally Bloomfield, numa reportagem da BBC.

Consequentemente, estas acumulam bactérias, micróbios, fungos e ácaros já que as toalhas húmidas são o ambiente perfeito para a proliferação dos mesmos. Este cenário pode representar um risco para a saúde e higiene da pele.

Com que frequência deve trocar os lençóis? Nós respondemos
Com que frequência deve trocar os lençóis? Nós respondemos
Ver artigo

Por esta razão, é imperativo lavar as toalhas de corpo, rosto e cabelo com regularidade. Eis que surge a questão: com que frequência deve trocá-las? As opiniões dos especialistas dividem-se neste ponto. Quando se fala de toalhas de corpo, há quem defenda que podem ser lavadas semanalmente, outros afirmam que devem ser trocadas após três ou quatro utilizações. Já as de rosto, devem ser mudadas com maior frequência - a cada duas ou três utilizações -, a fim de evitar a proliferação de bactérias responsáveis pelo aparecimento do acne.

Tendo em conta as consequências de um ambiente húmido para a nossa higiene - mencionados acima - e sendo a casa de banho um exemplo perfeito disso, aconselhamos a que mantenha as toalhas secas e arejadas depois de cada utilização. Para o caso de peles mais sensíveis, sugerimos ainda que lave as suas toalhas com detergentes hipoalergénicos.