Esta é uma dúvida antiga e que levanta várias questões: devemos dormir com ou sem roupa interior? A ginecologista Irina Ramilo (@aginecologistadamelhoramiga) dá-nos a resposta. Sim, devemos dormir sem cuecas, mas só se houver predisposição a irritações ou infeções vaginais.
"A flora vaginal está, normalmente, em equilíbrio, mas quando utilizas roupa com fibra ou produtos para higiene íntima não adequados, essa flora pode sofrer alterações e por consequência dar origem a vaginites com consequências desagradáveis como alteração do odor, corrimento vaginal ou prurido intenso". Desta forma, aconselha a optarmos por peças em algodão, em vez das fibras e as rendas.
Há alguns benefícios em dormirmos sem cuecas, que podem contribuir para a nossa saúde, bem-estar físico e até sexualidade. A ginecologista revela ainda alguns, tais:
- A pele respira melhor sem roupa íntima; ajuda a ter uma pele mais saudável;
- Evita que a vulva e a vagina permaneçam húmidas;
- Facilita a circulação de ar, mantendo em equilíbrio a flora vaginal, reduzindo o crescimento de bactérias e fungos que poderão ser causadores de infeções;
- Dormir sem roupa interior pode trazer vários benefícios e entre as principais vantagens destaca-se a qualidade do sono, com uma maior sensação de liberdade de movimentos durante a noite, bem como manter a temperatura corporal baixa, que são dois fatores facilitadores de um sono mais profundo e reparador;
- Poderá aumentar a satisfação e a frequência sexual;
- Eventual melhoria da auto-estima.
No entanto, Irina Ramilo alerta para o uso de roupa de cama, como lençóis de alta qualidade, confortáveis e, acima de tudo, respiráveis, como é o caso das fibras em algodão. "Estes materiais podem beneficiar a regulação da temperatura corporal bem como ajudar a absorver humidade".
Por fim, há que ter em consideração que nem sempre há predisposição para optarmos por dormir sem roupa interior. "Eventualmente, terá mais dificuldade em dormir sem cuecas quem tenha alergias ou sensibilidade da pele. Além disso, durante a menstruação pode não ser tão prático ou confortável dormir sem cuecas, devido a potenciais fugas ou à necessidade de produtos de higiene", conclui.
Comentários