Cada vez mais a sexualidade é (e deve) ser um assunto abordado sem preconceitos e desconforto. Especialmente, quando falamos da saúde, bem-estar e segurança de quem tem relações sexuais. E o sexo não passa apenas pelo coito, com muitos ainda pensam, mas sim por todos os momentos íntimos entre dois parceiros. Incluindo, claro, o sexo oral.

Quer aumentar o pénis? Tudo sobre o procedimento cirúrgico, de acordo com uma especialista
Quer aumentar o pénis? Tudo sobre o procedimento cirúrgico, de acordo com uma especialista
Ver artigo

Prazer à parte, sabia que esta prática pode acarretar consequências para a sua saúde e higiene oral? É verdade. Segundo Pedro Cosme, médico dentista na Malo Clinic Lisboa, "devemos procurar estar informados, compreendendo de que forma as relações sexuais e, nomeadamente, a prática de sexo oral pode impactar a saúde da boca”. Por isso mesmo, o médico especialista revela três complicações associadas à prática de sexo oral para ter atenção aos sinais e preservar a sua saúde. Conheça-os abaixo.

Transmissão de infeções

A prática de relações sexuais de forma desprotegida pode promover a transmissão de vários tipos de infeções. Neste sentido, o sexo oral não é exceção, sendo importante perceber que estas complicações podem ter fortes repercussões na saúde oral. Doenças como HIV, vírus do Papiloma Humano, Hepatite B, sífilis, herpes ou até clamídia são passíveis de ser contraídas através deste contacto íntimo, sendo, por isso, essencial assegurar sempre o uso de preservativo.

Desgaste dentário

A erosão do esmalte dentário, isto é, da camada protetora, ocorre devido à acidez de certas substâncias, que têm a capacidade de corroer e desmineralizar os dentes. Ora, durante a prática sexual, o contacto entre os dentes e este tipo de substâncias, tais como certos lubrificantes ou até mesmo fluidos vaginais, pode provocar o desgaste da dentição, devido à acidez do seu pH.

Mau hálito

Durante as relações sexuais e, nomeadamente, durante o sexo oral, certas bactérias podem ser transferidas para a boca, podendo contribuir para o mau hálito. Por este motivo, é essencial que se assegurem todos os hábitos de higiene oral, como escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, e especialmente depois da prática de relações íntimas, para garantir que são removidos quaisquer resíduos da boca.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.