Ranger os dentes, tensão maxilar... podem ser sintomas de bruxismo. Será que tem?
Ranger os dentes, tensão maxilar... podem ser sintomas de bruxismo. Será que tem?
Ver artigo

Lavar os dentes é um cuidado de saúde oral que deve ser diário. Não só porque todos queremos ter os dentes mais brancos e bonitos, mas porque é essencial para prevenir doenças graves que podem levar à degradação e perda dos dentes. E apesar de ser uma atividade tão comum do dia-a-dia, ainda existem dúvidas e mitos associados que precisam de ser esclarecidos.

Por isso é que conversámos com a médica dentista Marta Simões (@martasimoesv) que nos explicou 6 mitos e verdades sobre a escovagem dos dentes, para que possa esclarecer a suas dúvidas e garantir uma boa higiene oral.

1 - Devemos escovar os dentes sempre que comermos

MITO. Devemos escovar os dentes 2x/dia e esperar cerca de 30 min após o término da refeição para o fazer.

2 - Para lavar bem os dentes é preciso escovar com força

MITO. Não é por escovarmos com força que os dentes ficarão bem lavados. Todos nós deveríamos usar uma escova com as cerdas macias

3 - A escovagem mais importante do dia é antes de dormir

VERDADE. Como durante a noite não há produção de saliva os dentes não têm a sua proteção natural e, por isso, se não lavarmos os dentes com pasta fluoretada antes de dormir temos o habitat ideal para a formação da cárie dentária.

4 - É normal as gengivas sangrarem durante a escovagem

MITO. Se as gengivas sangrarem é sinal que algo não está bem e deverá agendar consulta com o médico dentista para avaliar. Uma inflamação na gengiva não tratada poderá evoluir para problemas mais graves e até levar à perda de dentes

5 - Devemos colocar na escova uma grande quantidade de pasta dentífrica

MITO. A quantidade de pasta deve ser adequada consoante a idade e o máximo, até para um adulto, é do tamanho de uma ervilha.

6 - O fio dentário e/ou escovilhão só deve ser usado antes de lavarmos os dentes

VERDADE. O fio/ fita/ escovilhão deverá ser usado antes da escovagem para removermos todos os restos alimentares que se encontram entre os dentes. Assim, o flúor presente na pasta de dentes consegue entrar em todos os espaços.