A barriga inchada é uma das sensações mais incomodativas que podemos ter não só a nível físico, como também a nível psicológico. Quem sofre de barriga inchada pode até não gostar de se ver ao espelho, de vestir certas roupas e, por vezes, não se sente à vontade de sair em público. Afinal, o que é a barriga inchada? Como surge? E o mais importante: quais as soluções? A nutricionista Joana Gante responde a estas e a outras questões.

O que é a barriga inchada?

Barriga inchada ou distensão abdominal pode ser descrita como uma sensação em que existe um balão cheio dentro da barriga. É normal que possa existir uma ligeira distensão da barriga após a ingestão de uma refeição. É importante perceber se é uma distensão desproporcional ao que foi ingerido, se tem dor associada, se é um episódio pontual ou recorrente.

Porque é que surge a barriga inchada?

Os benefícios de beber água com limão segundo um nutricionista
Os benefícios de beber água com limão segundo um nutricionista
Ver artigo

Embora a ciência proponha várias explicações diferentes para o inchaço ou distensão, não há uma resposta conclusiva. Um dos motivos pode ser a existência de muito gás no intestino, o qual pode ser causado pela ingestão de alguns alimentos e bebidas, ou pela ingestão de ar no momento da ingestão de alimentos. Também pode ser causado por um problema com a digestão, como:

  • Obstipação;
  • Intolerância alimentar;
  • Doença celíaca;
  • Síndrome do intestino irritável (SII);
  • Desequilíbrio de microrganismos que normalmente vivem no intestino, resultado, por vezes, da toma de antibióticos;
  • Algumas pessoas também se podem sentir inchadas em determinadas alturas do ciclo menstrual.

Há pessoas com mais tendência em ter barriga inchada?

Em linhas gerais, alguém com um estilo de vida sedentário e um aporte irregular de fibra (frutas, legumes) poderá ter este sintoma. No entanto, também pode acontecer em pessoas que tenham uma alimentação saudável. O ideal será falar com o médico ou nutricionista para perceber a fonte deste sintoma.

Como é que podemos acabar com a barriga inchada?

Não há tratamento universalmente eficaz para inchaço ou distensão. No entanto, apesar de não haver uma resposta fácil, existem algumas atitudes que podemos adotar:

  • É importante falar com o seu médico ou nutricionista sobre os sintomas;
  • Não há um teste de diagnóstico para inchaço ou distensão. No entanto, o seu médico pode realizar alguns testes para descartar problemas subjacentes ou distúrbios associados. Não gaste dinheiro com testes de intolerância alimentar, para além de serem muito caros, não têm valor de diagnóstico, ou seja, “não têm qualquer fundamentação científica, não têm utilidade diagnóstica e a sua realização e interpretação no âmbito clínico podem configurar elementos de má prática, não devendo igualmente receber qualquer tipo de comparticipação pelos sistemas de saúde”- Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

Que alimentos podem ajudar no alívio da barriga inchada?

  • Será importante adotar um estilo de vida saudável, com actividade física regular, alimentação variada e diversificada, sem restrições alimentares desnecessárias;
  • Mastigue com a boca fechada para evitar engolir ar;
  • Beba cerca de 1,5L/2L água por dia;
  • Aumente gradualmente o aporte de fibra diária (as recomendações são de 30g/dia). Pode ir buscar a fibra às frutas, legumes, sopa, sementes, leguminosas. Deve evitar a ingestão brusca de fibra, ou seja, deverá ter o cuidado de ir adicionando fibra no seu dia alimentar de forma gradual, para dar tempo ao seu organismo para se adaptar;
  • Ingira refeições de menor volume/quantidade e mais frequentes, em vez de grandes refeições.
  • Evite a ingestão regular de alimentos muito processados, açucarados, condimentados ou gordurosos;
  • Tenha uma actividade física diária, ou o mais regular possível, para melhorar a sua digestão.

Já que sabe mais sobre a barriga inchada e se até sofre deste problema, coloque em prática todo este conhecimento e dicas dadas pela nutricionista Joana Gante.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.