Impulsionada pelo universo das celebridades e das redes sociais, a tendência do preenchimento labial transformou-se num dos procedimentos estéticos mais desejados por todo a parte, incluindo em Portugal. A procura é motivada, em grande parte, pela vontade em alcançar um ideal estético, marcado por lábios volumosos e mais definidos. Mas também há quem veja no preenchimento labial uma maneira de conseguir um visual mais harmonioso.
Apesar de ser um procedimento estético cada vez mais popular, continua cercado de mitos. A Dra Tatiana Pereira, que integra a equipa de profissionais na Terzi Clinics, esclareceu à Miranda todas as dúvidas para que possa, se for o caso, tomar uma decisão consciente e segura.
10 mitos e verdade sobre o preenchimento labial:
1 - O procedimento é muito doloroso?
Mito: Normalmente recorremos ao uso de anestesia em creme ou injetável de modo a tornar o procedimento muito bem tolerado e praticamente indolor.
2 - É possível reverter o preenchimento labial?
Verdade: Através da utilização de uma enzima (a hialuronidase) podemos dissolver por completo ou parcialmente o preenchimento com ácido hialurónico.
3 - O preenchimento labial melhora a hidratação dos lábios?
Verdade: Uma das principais indicações de preenchimento labial com ácido hialurónico é precisamente a hidratação duradoura dos lábios.
4 - Os lábios podem ficar inchados ou com hematomas após o procedimento?
Verdade: Dependendo da técnica usada (agulha, cânula, modo de abordagem e da quantidade de produto usado) pode ocorrer algum edema (inchaço) ou até mesmo hematomas, que revertem ao final de 2 a 3 dias. Ainda assim, na maioria dos casos, a recuperação é quase imediata.
5 - Qualquer ácido hialurónico serve para preenchimento labial?
Mito: Tendo em conta que os lábios são zonas dinâmicas (falamos, sorrimos, comemos , beijamos!) é muito importante que o ácido hialurónico usado seja “leve” de modo a que consiga moldar-se perfeitamente ao lábio sem que se torne visível em nenhum momento. Existe, inclusivé, várias marcas que têm ácido hialurónico específico para lábio.
6 - O preenchimento labial também corrige assimetrias dos lábios?
Verdade: Sem dúvida! Correção de assimetrias, sejam elas de nascença (genéticas) ou provocadas por acidentes, lesões de herpes labial de repetição, entre outras situações, são indicações comuns para preenchimento labial.
7 - O lábio perde a sensibilidade após o preenchimento?
Mito: Não é suposto. Quando bem realizado, o preenchimento labial não traz nenhuma alteração à sensibilidade labial.
8 - Quando o preenchimento é absorvido pelo corpo, os lábios ficam flácidos?
Verdade, mas depende: Se a quantidade colocada for muito grande pode haver estiramento (esticar da pele) e conduzir a alguma flacidez da pele dos lábios aquando da reabsorção do ácido hialurónico. Por isso que eu defendo que o preenchimento labial deve ser subtil e respeitar a anatomia do paciente, de modo a que esta situação não ocorra.
9 - É possível melhorar o lábio sem se perceber que fiz um procedimento?
Verdade: Não só é possível como é recomendado.
Um preenchimento labial com ácido hialurónico deve ser subtil o suficiente de modo a que os seus lábios melhorem de textura, perfil, coloração, hidratação, mas se mantenham tão naturais que não se perceba que tem ácido hialurónico.
10 - Este procedimento tem riscos para a saúde ?
Verdade: Sim, como praticamente todos os procedimentos médico-estéticos. Por isso é extremamente importante que seja realizado por um médico treinado e habilitado, não só para que lhe possa oferecer um resultado bonito e ajustado ao rosto, como para que possa ter uma experiência segura, evitando complicações (ou resolvendo atempadamente, caso elas ocorram).
Comentários