Nos últimos anos, a procura por procedimentos estéticos que tornam o rosto mais simétrico e jovem tem aumentado. E uma das transformações mais populares são os lábios. O preenchimento labial com ácido hialurónico é um procedimento que implica a administração de injeções, com o objetivo de melhorar a aparência dos lábios, seja para definir, preencher, moldar e torná-los mais proporcionais e atraentes.

Botox: tudo o que precisa de saber antes da sua primeira vez, segundo um especialista
Botox: tudo o que precisa de saber antes da sua primeira vez, segundo um especialista
Ver artigo

Contudo, uma vez realizado o procedimento, nem sempre o resultado corresponde às expectativas e algumas pessoas podem experienciar sentimentos de insatisfação e arrependimento. Quando isso acontece, será que é possível reverter? Conversámos com a Dra. Inês Neves, médica e especialista em estética avançada, que nos explicou tudo sobre o preenchimento labial.

Arrependi-me de um preenchimento labial, e agora?

"Da minha experiência, tanto o preenchimento labial como o de olheiras são os que têm maior taxa de arrependimentos. Eles são procedimentos tecnicamente difíceis e, como tal, quando são feitos por pessoas com pouca experiência ou com menor conhecimento técnico, podem facilmente dar complicações como bolsa ou lábio bico de pato, que são altamente estigmatizantes para o paciente", conta.

A boa notícia é que o preenchimento labial com ácido hialurónico pode ser removido de imediato. "É um procedimento relativamente simples e rápido, com resultados visíveis na hora. A remoção é feita com a aplicação de uma enzima chamada Hialuronidase, através de uma pequena agulha ou cânula no local onde o produto foi injetado e o queremos remover", explica a especialista.

Na realidade, o ácido hialurónico pode ser removido em todos os seus diversos locais de aplicação (lábios, olheira, região malar (maçãs do rosto), entre outros). "A capacidade de remoção depende do facto do produto ser ácido hialurónico e não do local de aplicação. Por isso, atualmente, o ácido hialurónico é das substância mais seguras com que trabalhamos na medicina estética".

A remoção é dolorosa?

"A aplicação da hialuronidase pode causar um certo ardor, mas não dor propriamente dita". Atenção, é contraindicado em pessoas que têm alergia à picada de abelha (reação cruzada). Pode dar uma reação de hipersensibilidade (alérgica) por ser uma substancia irritava, mas é algo facilmente controlável.

Como em todos os procedimentos estéticos, antes de tomar qualquer decisão deve sempre falar com um profissional qualificado na área.