Se outrora o botox estava acessível apenas a elites e estrelas de cinema, hoje em dia popularizou-se e soma cada vez mais adeptos de todas as idades e géneros. Os efeitos visíveis e resultados comprovados torna este procedimento estético num dos mais realizados em todo o mundo, o que nem sempre se traduz em conhecimento sobre o tema.
Embora muito se fale sobre o botox, existem ainda mitos por desmentir e verdades por esclarecer, especialmente a quem quer aplicá-lo pela primeira vez. A Miranda esteve à conversa com o Dr. Bernardo Pimentel, médico dermatologista e Diretor Clínico da Avenue Clinic, em Lisboa, a fim de esclarecer todas as dúvidas sobre a aplicação de botox e de criar um guia completo sobre o tema. Para ler abaixo.
O que é o botox?
Quando falamos em "botox", falamos de uma marca específica, mas na verdade o que as pessoas querem dizer é toxina botulínica. A Botox® foi a primeira marca de toxina botulínica, sendo que hoje em dia existem mais marcas a oferecer este produto, embora este tenha ficado com o nome com que originalmente era conhecido.
Qual a sua funcionalidade e como atua?
A toxina botulínica é produzida por uma bactéria, a clostridium botulinum, que pode causar uma doença chamada botulismo, que conduz a paralisias musculares. Na medicina estética, é utilizada para a inibição do neurotransmissor acetilcolina, responsável pela neurotramissão entre o nervo e o músculo. Aplicando a toxina botulínica, esta transmissão é impedida, sendo que o nervo deixa de conseguir contrair o músculo. O que se traduz no relaxamento ou paralisia transitória desse músculo.
Não existe nenhum procedimento estético que seja tão eficaz na eliminação ou atenuação das rugas do rosto como o botox. Para além dos resultados visíveis e comprovados, é muito seguro, sempre que aplicado com conta, peso e medida.
Como se aplica?
O método mais comum é a aplicação através de injeções. A toxina botulínica é normalmente um pó misturado num veículo como um soro e, depois, é injectado no local em que se pretende a sua ação.
Pode também ser aplicado de outras formas, como por exemplo através do micro-agulhamento. Neste caso, o efeito não é tanto a nível muscular, mas sim para inibir a transmissão de informação para as glândulas sebáceas ou para as glândulas sudoríparas, relacionadas com a produção de sebo e suor, respectivamente.
A aplicação é dolorosa?
Muito pouco. Podemos dizer que são apenas umas "picadinhas de abelha", dependendo da agulha utilizada. A toxina botulínica, comumente chamada de botox, também pode ser aplicada com anestesia tópica, tornando o processo mais confortável e resultando numa dor quase nula.
Quanto tempo demora a aplicar?
Depende de vários fatores. Mas o tratamento habitual das rugas da mímica, falamos da região frontal do rosto, a glabela, a testa, região entre as sobrancelhas e dos olhos, é muito rápido. Diria que menos de cinco minutos.
Quais os locais em que se pode aplicar o botox?
Pode-se aplicar em qualquer parte do corpo, procurando sempre um profissional responsável. Falando de motivos estéticos, o botox utiliza-se nas rugas da mímica, como referi acima. Ou ainda na região perioral, onde pode ser utilizado para as chamadas "rugas de fumador" ou "bigode chinês", ou ainda para dar um lifting nos cantos da boca, além de no nariz ou nos músculos do pescoço.
O botox também pode ser usado nas axilas, mãos e pés, para a hiper-hidrose, ou seja, com o objetivo de travar a produção excessiva de suor.
Qual o tempo de recuperação até chegar ao resultado final?
Pode ir até às duas semanas após a aplicação, dependendo da marca de toxina botulínica utilizada. Sendo que ao fim de três a cinco dias já se começa a notar os efeitos.
A partir de que idade se pode aplicar botox?
Pode-se aplicar em todas as idades, consoante indicação médica. Falando da parte estética, também não existe uma idade específica.
É necessária alguma preparação prévia?
Não é necessária nenhuma preparação prévia. Aconselhamos apenas a não beber álcool na noite anterior e na própria noite, de forma a evitar possíveis inchaços, edemas ou hemorragias. Mas normalmente é um procedimento isento de complicações locais. O mais normal acontecer é um ligeiro hematoma no local da aplicação.
Quais os cuidados a ter após a aplicação?
Deve-se evitar praticar exercício físico durante 24 horas e ter atenção aos movimentos da cabeça no espaço de mais ou menos duas horas após a aplicação. Embora seja mais uma crença e não uma ciência.
Quais os possíveis riscos?
O efeito secundário mais temido é a paralisação do músculo que não se pretendia paralisar, como, por exemplo, o levantador da pálpebra, levando a uma pequena ptose do olho. Mas, claro, se o profissional souber aplicar de forma correta e tiver experiência, o risco de algo correr mal é baixíssimo. Diria, até, inferior a 0,1%.
Quando é que o botox é desaconselhado?
Diria que é desaconselhado quando não é aconselhado [riso]. Por exemplo, em pessoas com muita flacidez de pele e excesso de pele na pálpebra superior, já que pode levar a uma ptose do olho, por não mexer o frontal, e ficar com os olhos "pesados".
Mas cada caso é um caso, não existe uma contra-indicação absoluta. A não ser, claro, uma alergia a qualquer componente do produto, sendo que não há conhecimento de muitos casos.
É necessário reaplicar? Qual a regularidade?
Dura de três a seis meses, sendo muito improvável durar cerca de um ano. Tem um pico de ação aos 15 dias, que é quando o músculo está mais paralisado, e depois vai descendo a sua ação até aos seis meses. A maioria das pessoas tem de fazer duas a três aplicações por ano.
O que devemos procurar num profissional, quando decidimos aplicar botox?
Deve-se procurar um profissional experiente na área, idealmente com alguns anos de experiência e com experiência em pacientes da mesma faixa etária de quem procura o procedimento. Alguém que explique exatamente como se faz, o que vai acontecer, quanto é que vai durar e não cair em cenários ilusórios.
Qual a média de valores?
Hoje em dia existem vários orçamentos, no entanto, ronda os 200 a 300 euros, nas clínicas especializadas em medicina estética.
Comentários