A nutrição e o cuidado com a nossa alimentação têm sem dúvida um enorme impacto na nossa saúde, mas também na nossa composição corporal e definição do nosso corpo. Sabemos que são rotinas alimentares que educam o nosso organismo a estilos de vida mais saudáveis e, quando aliados ao exercício, permitem optimizar em muito a nossa saúde em geral.
Mas há alturas em que queremos mais, queremos ir mais longe, porque estar bem de saúde é também estarmos bem com a nossa imagem e composição corporal.
Eliminar celulite, activar circulação periférica e evitar a retenção de líquidos, eliminar gordura em excesso e muito localizada, combater as alterações corporais provocadas por um parto ou alteração hormonal, são áreas em que estes tratamentos podem dar uma ajuda. E que ajuda, acrescento eu!
Da experiência de mais de 20 anos nesta área de trabalho, verifico que, a par de estilos alimentares e de vida saudáveis, pessoas que optam por acompanhar com alguns tratamentos medico-estéticos conseguem mais motivação, uma maior aderência à terapêutica, melhores e mais duradouros resultados em termos de mudanças corporais e equilíbrio de saúde.
Mas, afinal, quais os tratamentos indicados? Qual o melhor tratamento da actualidade? As respostas podem ser diversas, mas a que resultará para si é sem dúvida um programa – e, muitas vezes, a junção de programas de tratamento num protocolo – que cuide das causas e prolongue as soluções. Ou seja, há que fazer um correcto diagnóstico e avaliar as possíveis causas do desequilíbrio, ajustar cuidados alimentares e escolher as combinações correctas de tecnologias. Podem inclusive ser protocolos manuais, que actuam bastante bem em temas como a retenção de líquidos, mas se queremos cuidar da estabilidade da pele, celulite, modelar o corpo e eliminar gordura, são muitas vezes os programas com diferentes tecnologias que resultam na melhor solução.
Para descomplicar, sugiro algumas noções para que possa encontrar o seu caminho neste emaranhado de promessas e resultados que todos apregoam, mas procure sempre um profissional experiente que faça um correcto diagnóstico e assegure a credibilidade dos resultados que apresenta:
- Drenagem linfática manual: super indicado para edemas, retenção de líquidos, questões circulatórias. Por ser exclusivamente manual, há que ter em conta a experiência do/a profissional. Prefiro recomendar as mãos de um/a bom/boa fisioterapeuta, pois embora possa ter custos acrescidos, a eficácia dos resultados e, principalmente, a preservação da saúde por pessoas que sabem o que fazem, compensam. Pode ser feito mesmo durante a gravidez.
- Endermologia ou LPG médico: para mim, um dos melhores em termos de modelação corporal e muito seguro, podendo mesmo ser feito em grávidas. Além de extremamente agradável, assemelha-se a uma massagem profunda, consegue mobilizar adipócitos, células de gordura e remodelar as formas do corpo.
- Radiofrequência: existem vários equipamentos que trabalham com diferentes potências e que actuam em diferentes camadas da pele. É dos melhores para dar firmeza à pele e melhorar a sua textura.
- Lasers: de diferentes abrangências, podem ser usados para eliminação de pêlo, tratamentos vasculares, firmeza dos tecidos, retirar manchas ou inclusive alisar e dar mais estrutura à pele. Importante neste caso, e mesmo fundamental, é a experiência do/a profissional de saúde que o maneja, pois pode também causar danos.
- Correntes eletromagnéticas: ideal para tonificar áreas de difícil tonificação, como coxa interna, nádega ou baixo abdómen. Funciona com estímulos musculares profundos, que permitem um melhor tónus muscular e firmeza dos tecidos.
- CoolSculpting: considerado o "gold standard" na eliminação de gordura localizada. Aprovado pela FDA americana como alternativa eficaz à cirurgia, sem os seus riscos ou complicações. Permite eliminar gorduras muito localizadas e que de outra forma ficariam resistentes.
Ou seja, a simbiose entre os tratamentos medico-estéticos e a nutrição é para mim muito benéfica, dados os resultados e a durabilidade que permitem alcançar. Há que saber diagnosticar correctamente e só depois avançar para um programa que necessariamente terá de ser ajustado a cada pessoa. Não vá em programas pré-feitos. Escolha a seriedade das tecnologias e dos profissionais que as praticam e desfrute dos resultados na sua saúde e auto-estima. Comece o novo ano da melhor forma e cuide de si.
Comentários