Como é o caso de muitos artistas desta nova geração, a carreira de Sara Shakeel começou com uma foto que acabaria por se tornar viral no Instagram. A partilhar as suas colagens digitais desde 2016, foi no ano seguinte que a artista publicou imagens de mulheres com estrias - marcas essas que tinham sido preenchidas com glitter e cristais -, e se transformou numa sensação (e em todo um movimento de body positivity) online.

Na altura a trabalhar como dentista (a família de Shakeel não lhe tinha permitido um percurso académico pelas artes, e a medicina era a sua segunda paixão), a jovem paquistanesa, agora com quase 700 mil seguidores no Instagram, criava colagens como um hobby, embora nunca tivesse tido qualquer formação artística. Os seus trabalhos começaram por ter vários estilos e direcções, mas hoje em dia dedica-se quase sempre a composições onde o glitter e os cristais brilham em primeiro plano.

As suas inspirações são memórias, emoções, e as fantasias de vidas que gostava de viver. Os cristais e diamantes são usados como uma lente pela qual Shakeel vê o mundo, e adicionados a pessoas, paisagens, animais e objectos do quotidiano, como um hambúrguer ou um rolo de papel higiénico, transformando-os em algo delicado e precioso.

Hoje em dia, depois de ter abandonado a medicina dentária e dedicada agora a 100% à sua arte, Sara Shakeel colabora com marcas como a Huda Beauty, a Swarovski, e a Barneys New York.

Veja, na galeria em baixo, alguns trabalhos da artista