Não são precisas introduções para o chocolate! É um dos alimentos mais apreciados do mundo desde 2000 aC, tendo origem no povo Maia da América Central. São vários os estudos que mostram que um chocolate com elevado teor em cacau e sem açúcares adicionados tem numerosos benefícios para a saúde e bem-estar.

Sobre o Cacau

É o super-alimento dos deuses e assim tem sido conhecido, ao longo dos tempos. O cacau tem origem em florestas tropicais contendo uma variedade de constituintes que melhoram a saúde. A sua origem remonta a mais de 15.000 anos, e é um super-alimento com acções medicinais.
Estás quase convencida? O chocolate é um alimento incrível para o teu organismo: tem poderosas acções antioxidantes e anti-envelhecimento que diminuem a inflamação, tem acção cardio-protectora, aumentando a função imunológica e ainda ajuda a evitar lesões celulares resultantes da idade.

#DoutoraFeliz: os Top Suplementos do Smart Aging
#DoutoraFeliz: os Top Suplementos do Smart Aging
Ver artigo

Os tipos de Chocolate

O chocolate negro contém 50-90% de extractos de cacau, manteiga de cacau e açúcar. Embora o chocolate amargo não contenha leite, pode haver vestígios de leite pela contaminação cruzada que ocorre durante o processamento, já que na mesma indústria são produzidos outros tipos de chocolate. Chocolates de qualidade inferior têm geralmente adicionadas gorduras como manteigas, óleos vegetais ou sabores artificiais. O chocolate branco não contém extractos de cacau e é feito simplesmente de manteiga de cacau, açúcar e leite.

Benefícios para a Saúde e Beleza

Viva o chocolate negro! Para além de ser rico em ferro, cobre, magnésio, zinco e fósforo é ainda rico em flavonóides -  estes são essenciais para proteger o coração. O chocolate escuro tem cerca de 2 a 3 vezes mais flavonóides do que o chocolate de leite. É importante saberes que o nosso corpo depende de flavonóides para produzir óxido nítrico no revestimento interno das células do sangue e no relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo (reduzindo assim a pressão sanguínea).

Estudos mostram que os flavonóides encontrados no chocolate são capazes de aumentar a sensibilidade à insulina, reduzindo a longo prazo o risco de diabetes.

Para além dos benefícios na saúde, o chocolate negro é muito amigo da nossa beleza - sim, o chocolate negro ajuda a manter a pele saudável e brilhante. Rico em potentes antioxidantes, que protegem a tua pele dos danos causados pelos radicais livres, tem ainda efeitos nutricionais para uma pele com uma aparência mais jovem e suave. O chocolate negro também é popular por oferecer muitos benefícios para o cabelo. Como? Reduz a queda, já que promove a circulação sanguínea no couro cabeludo, levando ao aumento do número e crescimento de cabelos saudáveis e brilhantes.

#O chocolate reduz o stress - Sim, o stress é um enorme inimigo da beleza. O chocolate negro tem qualidades incríveis no alívio do stress (em moderação!) e faz maravilhas para uma pele saudável. Segundo a visão da Medicina Funcional, é fundamental a gestão de stress uma vez que tem um impacto direto no cortisol. Dos vários estudos que demonstram os benefícios dos polifenóis do cacau, destaco:

  • Tem uma acção anti-depressiva e modela o humor
  • Melhora a função cognitiva influenciando os neuro-transmissores (os teus componentes bioquímicos do bem-estar)
  • Aumenta a mobilização de ácidos gordos livres após o exercício, promovendo um melhor controlo do peso
  • Reduz os marcadores de stress oxidativo conhecidos por acelerar o envelhecimento
  • Restaura os níveis de glutatião, poderoso antioxidante contra as ações do envelhecimento

 #Mas não esquecer... O chocolate negro é rico em calorias. O seu excesso pode levar ao ganho de peso e obesidade. Por outro lado, o chocolate tem origem num processo intensivo de cultivo, colheita e transporte, geralmente recorrendo a mão-de-obra mais barata ou trabalho infantil em países subdesenvolvidos. Fica atenta e procura um chocolate com o selo Fair-Trade (comércio justo) que certifica uma produção em que os produtores (de pequena escala e organizados em cooperativas) cumprem algumas exigências que garantem um desenvolvimento sustentável, como uma melhor alternativa às ajudas económicas aos países do Terceiro Mundo.
Valores como protecção dos direitos dos trabalhadores e das respectivas plantações, inclusão de mulheres e adopção de técnicas amigas do ambiente são alguns dos pilares.

Se te faz sentido fazer parte de um futuro amigo do ambiente e das populações, faz as escolhas certas.

#Super-alimentos parceiros - Um chocolate com maior percentagem de cacau, acompanhado por um bom vinho tinto, alimento rico em resveratrol (um polifenol importante para a saúde cardiovascular) são os dois aliados para um Natal Anti-Aging! Um brinde ao chocolate! E Boas Festas!

Andreia de Almeida é médica especializada em anti-aging e membro da World Society of Anti-Aging Medicine (WOSAAM) e da American Academy of Anti Aging Medicine (A4M)

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram