Já lhe aconteceu ter uma cãibra e alguém dizer: "estás a precisar de magnésio, come uma banana". Não é tão linear como parece, no entanto, existe um fundo de verdade nesta afirmação. O magnésio é um mineral e, por isso mesmo, não é produzido pelo nosso organismo, sendo necessário obtê-lo através da alimentação. Este assume funções importantes ao atuar em mais de 300 reações bioquímicas no organismo e, assim, contribuindo para a saúde óssea, muscular, nervosa e ainda regular a insulina ou a glicemia no sangue. Mas os seus benefícios não se resumem a isto, conheça a lista destes abaixo e ainda os alimentos ricos em magnésio para introduzir na sua dieta.
O papel do magnésio no nosso organismo
- Estimula a energia - por participar na síntese de ATP, o magnésio desempenha um papel importante na produção de energia no corpo. Consequentemente, ajuda a diminuir o cansaço e a fadiga.
- Promove a saúde óssea e muscular - o magnésio ajuda a regular os níveis de cálcio no organismo e, consequentemente, na prevenção da osteoporose. Para além da sua ação nos ossos, tem também nos músculos, tendões e articulações, diminuindo as cãibras e melhorando o desempenho físico por participar na formação de colagénio.
- Controla os diabetes - ao aumentar a secreção de insulina, o magnésio regula o metabolismo do açúcar no sangue.
- Reduz a ansiedade e ajuda a dormir melhor - por reduzir os níveis de cortisol, pode ainda reduzir ataques de ansiedade ou pânico e enxaquecas. O magnésio é ainda um aliado para dormir melhor e melhora o humor.
- Diminui o risco de doenças cardiovasculares - regula o batimento cardíaco, prevenindo arritmias e reduzindo a pressão arterial.
Quais os sintomas da falta de magnésio? É, por norma, algo raro, contudo, os sintomas podem passar pela fadiga, problemas musculares (cãibras, espasmos, tremores), enxaquecas e tonturas, taquicardia, perda de apetite, náuseas e vómitos.
Alimentos ricos em magnésio para inserir na sua dieta:
- Frutos secos: nozes, amêndoas, amendoins, avelãs, caju
- Sementes: chia, linhaça, sementes de abóbora, girassol
- Cereais integrais: arroz integral, trigo sarraceno, aveia, quinoa
- Leguminosas: feijão, lentilhas, grão-de-bico
- Vegetais verde-escuro: espinafres, couve, brócolos
- Frutas: banana, maçã, pêssego, citrinos, abacate, figos
- Lacticínios
- Peixe: salmão e linguado
- Cacau em pó e chocolate amargo (com alta concentração de cacau)
Antes de fazer qualquer tipo de suplementação deste magnésio ou de outros, aconselhamos uma consulta prévia com o seu médico de família.
Comentários