Estamos sempre a tentar arranjar forma de eliminar o plástico da nossa rotina de beleza, mas sabemos por experiência própria que não é fácil. A nossa consciência fala alto mas as prateleiras das lojas de cosmética ainda mais - e por muito que queiramos que o nosso amor pelo universo da beleza não interfira no pelo planeta, ainda temos um looongo caminho para percorrer antes que possamos afirmar que esta indústria é, de facto, sustentável. Felizmente há quem esteja a levar o assunto de forma séria e apresentar soluções que além de amigas do ambiente ficariam lindamente na nossa prateleira de cuidados.

Imagine que a sua embalagem de champô simplesmente puff, desaparecia. Magia negra? Nem por isso: graças à designer chinesa Mi Zhou não há truques ou cartolas por detrás desta fantasia. Preocupada com a diminuição do plástico na rotina de beleza, Mi desenvolveu produtos para o cabelo, sabonetes e cremes que se desvanecem após a utilização. As embalagens duram em média 2 meses e dissolvem-se quando entram em contacto com a água (o que até dá pena de tão bonitas que são).

Embalagens de champô feitas de sabão? Sim, existem (e são lindas)
Embalagens de champô feitas de sabão? Sim, existem (e são lindas) Magia: a embalagem vai desaparecendo à medida que toma contacto com a água.

O projeto faz parte do seu trabalho de final de curso, na Central Saint Martins – Universidade de Artes de Londres, onde ela realizou uma pós graduação em Design Industrial. “As embalagens dos produtos sempre foram deitadas fora, não importa quão bem projetadas ou de que material são feitas”, explica a designer. “Através deste projeto, criei uma marca que propõe o uso do sabão como material de embalagem para champôs e outros produtos de higiene pessoal." Sabia que se estima que uma só pessoa use mais de 800 embalagens de champô ao longo da sua vida?

O futuro está a acontecer agora e cheira a sabão. Nós queremos entrar nesta máquina do tempo e é já.