Fernanda Montenegro é uma atriz e escritora brasileira, sendo apelidada da grande dama da dramaturgia no Brasil e, por isso, é uma referência no teatro, no cinema e na televisão.

Foi a primeira latino-americana e a única brasileira a ser indicada ao Óscar de Melhor Atriz. A sua carreira começou quando tinha 15 anos, como redatora, locutora e radio-atriz da Rádio MEC.

A estreia profissional aconteceu a dezembro de 1950, na peça "3.200 Metros de Altitude", ao lado de Fernando Torres, que se tornou, mais tarde, em seu marido. Para além do teatro, Fernanda Montenegro fez uma carreira impressionante na televisão. Um dos seus maiores sucessos foi na primeira versão de "Guerra dos Sexos", em 1983.

Já no cinema, estreou-se, em 1965, com "A Falecida". Em 1999, foi condecorada pela Presidência da República com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, pelo reconhecimento do seu trabalho nas artes cénicas no Brasil.

A Beleza de 15 atrizes brasileiras que marcaram as novelas (e como estão agora)
A Beleza de 15 atrizes brasileiras que marcaram as novelas (e como estão agora)
Ver artigo

No dia em Fernanda Montenegro celebra 95 anos de idade, é uma altura também de relembrarmos que a atriz abraçou os seus cabelos brancos e, na maquilhagem, é fã da naturalidade e do lema "menos é mais", mas não se esquece de caprichar, sobretudo, no olhar, apostando no lápis preto e em sombras douradas e rosadas, tendo sempre ao pé de si um batom com leve brilho. Uma vez, Fernanda Montenegro disse: "a Beleza só dura nos primeiros 15 minutos. Depois, tem que ter algo para oferecer". E não é que #MirandaSubscreve?

Fernanda Montenegro: 95 anos em Beleza da grande dama da dramaturgia brasileira.