Podemos ainda não ter "a" música deste verão, mas estamos bem servidos no que toca a imagem. Longe vão os anos das bóias de flamingos nas piscinas - a fotografia mais Instagramável desta estação é sem dúvida a do chapéu de praia num corpo nu. Ou, pelo menos, é a que está a criar mais polémica nas redes sociais. Não, o Instagram não censurou a imagem - mas está a acontecer uma troca de comentários entre alguns dos principais perfis online, incluindo Kylie Jenner, sobre a origem da fotografia e quem copiou quem que já fizeram a Internet criar o novo tópico hot da silly season. Nunca um chapéu recebeu tanta atenção: falamos do #hatgate.

Antes de tudo, Bella Hadid já tinha pousado para a Vogue México de julho de 2018 com um sombrero gigante, a Jacquemus já tinha lançado os chapéus gigantes que estiveram em todos os editoriais e uma série de outras marcas e designers foram repetido a fórmula. Eis que em 2019, Kim Zolciak-Biermann, de The Real Housewives Atlanta, decide repescar o chapéu gigante e publicar uma fotografia com um look semelhante. Estávamos em março.

Há dois dias atrás Kylie Jenner postou a sua versão, em mood de férias, e mais de 10 milhões de likes e 85 mil comentários depois, a blogger Amanda Ensing vem reclamar a fotografia como ideia sua. Claro que o Diet Prada não demorou até debruçar-se sobre o assunto e detalhar a cronologia do estranho caso da "foto do chapéu" e nós estamos a 'viver' para a caixa de comentários. Chapéus há muitos, mas estes são especiais.

Estamos curiosas: será que o #hatgatechallenge será a tendência de fotografias para o Instagram este verão? Por favor, Benito Skinner (aka @Bennydrama7), podes fazer a tua versão?