Em casa a seguir os passos da mãe ou na Licenciatura em Teatro e Artes Performativas, o makeup artist André Fernandes admite que a relação com a maquilhagem é uma relação séria e duradoura. Para ele, a maquilhagem reinventa-se de dia para dia de acordo com o estado de espírito, a arte ou o trabalho. “Certos dias é um momento terapêutico de comigo para comigo, noutros é de comigo para com os outros, muitas das vezes é uma forma de expressão artística e outras vezes é apenas trabalho”, afirma André Fernandes.

Diz ser camaleónico, que está em constante aprendizagem e que a forma como maquilha é influenciada por fatores externos. “Sinto uma necessidade muito grande de fazer sempre coisas diferentes, de experimentar novas técnicas e de não me tornar repetitivo.” E se há lema que André Fernandes segue é de não se guiar pela descrição dos produtos. “Para mim, maquilhagem é cor e textura, apenas. Não é por um batom ser tipicamente usado nos lábios que não pode ser uma excelente sombra de olhos.”

#MustFollow - Nikki Nelms: Lei da gravidade? Esta hairstylist não acata ordens
#MustFollow - Nikki Nelms: Lei da gravidade? Esta hairstylist não acata ordens
Ver artigo

André Fernandes vê numa pele bem tratada a melhor tela para qualquer look, mas admite não haver segredo para a maquilhagem perfeita. “A maquilhagem só vai ser perfeita aos nossos olhos quando nós a sentimos dessa forma, e isso não é ensinado.” Se lhe perguntarmos qual é que é a sua maquilhagem preferida de todo o sempre, tem a resposta na ponta da língua: o glamour dos anos 60. “Grandes pestanas, looks monocromáticos, tons pastel, eyeliners gráficos, looks assumidamente artificiais, mas, ao mesmo tempo, sempre muito soft e femininos.”

Não quer fazer grandes planos para o futuro, mas André Fernandes admite ter uma bagagem repleta de sonhos para riscar da #ToDoList. "Adorava vingar neste mundo das redes sociais e dos influenciadores porque acredito ter tudo o que é preciso para isso, no entanto, ao mesmo tempo, depois de ter trabalhado com tantas marcas, também adorava ser formador de uma com a qual me identifique. Representar uma marca que vai de encontro à minha visão da maquilhagem como arte." Percorra a galeria e fique já a conhecer alguns dos melhores looks de maquilhagem de André Fernandes. 

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda