Miguel Gouveia pode bem gabar-se da sua versatilidade. É na caixinha mágica, no programa “Tesouras e Tesouros”, lado a lado com Mariama Barbosa, que podemos vê-lo a comentar os melhores e os piores looks. Quando não entra pela nossa casa adentro, podemos encontrá-lo nas redes sociais, no Instagram e no Blog, a partilhar truques, dicas e lições de Beleza.

Desde tenra idade a acompanhar os rituais de Beleza da mãe, à medida que foi crescendo, Miguel Gouveia despertou o interesse pela maquilhagem. “Meio a medo, e igualmente com medo de errar, fui dando passos pequenos com produtos que considerava serem mais 'fáceis' de trabalhar”, afirma. Do BB cream ao corretor de olheiras, os primeiros passos na aventura das bases, dos pós e das técnicas de contorno. “Nisto, e passado algum tempo, já tinha uma vasta coleção de produtos que compunham toda a minha cómoda. Aí, percebi que o caso se estava a tornar sério e que, efetivamente, era uma área que me satisfazia.”

Assistimos durante anos à mulher a ser o centro das atenções quando o quesito é a maquilhagem. Agora, a história é outra. Com a barreira do género a esbater-se de dia para dia, o sexo masculino passou a ocupar um lugar central na indústria da maquilhagem. É na primeira fila que Miguel Gouveia assiste e contribui para que os cosméticos se tornem mais inclusivos.“O facto de ser homem nestas lides permitiu-me quebrar diversos tabus e fazer crer que os produtos, sejam eles quais forem, não têm género. (...) Estamos num mundo em que o 'no gender' se está a tornar tendência, então vamos aproveitar essa onda para que possamos ser todos livres!”

É com este espírito livre e de imaginação fértil que Miguel aposta em looks onde a ousadia é obrigatória. Mas foi apenas no Halloween do ano passado que teve a audácia de se aventurar em novas lides: “Se não estou em erro, por desafio de uma marca, tive de fazer um look associado à data. A partir daí, bateu o click de que a parte da caracterização e de 'desafiar as regras' era algo que me dava um gosto enorme. Depois disso, foi difícil parar.”

Há truques e dicas que são eternos. Miguel Gouveia tem os seus. Para o beauty lover, uma pele cuidada é a primeira lição antes aplicar qualquer base ou sombra. A lição número dois é a correção do rosto. Aqui, o primer e o corretor assumem o controlo: “O primer é um dos meus truques de sempre, e que faz toda a diferença em termos de durabilidade e acabamento de maquilhagem. Outro truque que não dispenso é o uso de corretor num tom abaixo do tom de pele, para criar a sensação de olhar iluminado.” Miguel diz-nos que na lição número três é importante reter que se deve maquilhar em primeiro lugar os olhos, para que não se estrague o que foi feito na pele com o fall out das sombras.

Foi de uma brincadeira à partilha de ensinamentos sobre e como usar sombras, corretores e primers, que Miguel Gouveia foi conquistando o seu lugar na comunidade de Beleza online: “A minha relação com a maquilhagem é uma relação bastante saudável. Começou por ser uma brincadeira e, atualmente, é algo que me faz sentir livre, que me faz ser criativo, que me dá vontade de conhecer novas técnicas, novos produtos.”

Percorra a galeria e fique a conhecer os melhores looks de maquilhagem de Miguel Gouveia: 

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.