O início da Tous remonta a 1920, numa pequena localidade perto de Barcelona, onde o pai de Salvador Tous começou como aprendiz de relojoeiro. Anos mais tarde, o primogénito e herdeiro da marca viria a casar com Rosa Oriol, atual diretora criativa, e a união veio dar um novo ímpeto à Tous, graças à influência de Rosa, que impulsionou um novo estilo de jóias, mais modernas, descontraídas e “fun”.

Em 1985, inspirada por uma viagem que fez a Itália, Rosa “inventou” o urso que, amado por uns e odiado por outros, poria a marca no mapa mundial da joalharia moderna.

Rosa Oriol, a fascinante mulher que criou o urso mais famoso do planeta
Rosa Oriol, a fascinante mulher que criou o urso mais famoso do planeta O cartaz do documentário "Oso".

A expansão da marca desde essa altura foi fulgurante: de uma mão-cheia de lojas, contam hoje com mais de 700 boutiques em mais de 50 países e um portefólio não só de joalharia, mas também de acessórios de moda, carteiras e perfumes.

No centro desta história de sucesso, a que se juntaram as quatro filhas do casal, uma delas a atual presidente do grupo, está Rosa, uma mulher visionária que soube interpretar as tendências de estilo e comportamento das consumidoras e transformar objetos do quotidiano em jóias e talismãs. A sua personalidade vibrante, interessada, sempre à frente do seu tempo, imprimiram à Tous a imagem, dinâmica e essência que a tornam uma das marcas mais reconhecidas em todo o mundo.

Rosa Oriol, a fascinante mulher que criou o urso mais famoso do planeta
Rosa Oriol, a fascinante mulher que criou o urso mais famoso do planeta O mais recente perfume da Tous tem a forma do famoso urso.

Para celebrar os 100 anos da Tous, a marca filmou o documentário “Oso”. O filme, acabado de apresentar no Festival Internacional de San Sebastián, foi dedicado a Rosa Oriol e sublinha os feitos da marca, as controvérsias e os momentos-chave que pontuaram o sucesso da companhia. Com a participação de toda a família Tous, “Oso” permite um olhar intimista, divertido e muito interessante, sobre a marca onde os protagonistas são o motor e a alma desta agora centenária empresa.

Veja o trailer do documentário: