Mini Bio

Cristina Ferreira nasceu a 9 de setembro de 1977. O seu percurso na televisão portuguesa é impar e hoje em dia acumula três funções: o de Administradora grupo Media Capital, Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI e, ainda, apresentadora.

Conseguimos alguns minutos do precioso tempo daquela que será, seguramente, uma das mulheres mais solicitadas do nosso país. Cristina Ferreira, que ocupa  neste momento três cargos profissionais em simultâneo, não vira as costas a um desafio e também aceitou o nosso, o de partilhar com a Miranda os seus cosméticos favoritos e alguns segredos de Beleza.

À beira de 2021, Cristina levantou ainda o véu sobre o que podemos esperar dela neste novo ano, nada mais nada menos do que dois novos projetos televisivos: 'All Together Now', o maior formato de talentos do mundo, e o 'Cristina Convida'.

Rotina de beleza matinal?

Gosto cada vez mais de me ver sem maquilhagem. De manhã, lavo o rosto, por vezes coloco umas gotas que contêm ácido hialurónico, e coloco um creme hidratante, tudo da L’Oréal. E depois a minha maquilhadora, Inês Franco, faz o resto. Também não dispenso o meu creme hidratante CRISTINA de mãos, porque deixa-as suaves e bastante hidratadas durante várias horas.

E os cuidados de beleza noturnos?

Se estou maquilhada, desmaquilho-me com água micelar e depois coloco um creme de noite; se passar um dia sem maquilhagem, lavo a cara com água fresca e de seguida coloco o creme de noite. Uma vez por semana também gosto de usar o esfoliante da minha linha de cuidados e tratamentos para as mãos e pés. É um produto incrível, porque nem preciso de passar água a seguir ao esfoliante. Ele tem uma fórmula de tripla ação que esfolia, nutre e hidrata a nossa pele, e só temos que massajar até o produto desaparecer, e a sensação com que ficamos é maravilhosa.

Banhos ou duches?

Duches se estiver com pressa, um banho longo quando preciso de relaxar.

O momento de beleza em que se sentiu mais bonita?

Recordam-se daquela fotografia que publiquei sem maquilhagem? Senti-me bonita ao natural, como sou. Mas também gosto muito de me ver maquilhada, e parte do meu trabalho assim o exige. Um momento que me recordo de sentir muito bonita foi no Festival de Cinema de Cannes, em 2018.

Saídos do Armário: os favoritos de Beleza de Cristina Ferreira
Cristina, em Cannes, 2019.
Wow! Cristina Ferreira lança linha de self-care para mãos e pés
Wow! Cristina Ferreira lança linha de self-care para mãos e pés
Ver artigo

Como é a sua maquilhagem para o dia-a-dia de trabalho? Como se adaptou para a fase da pandemia?

Agora que desempenho vários cargos, adapto-me às situações, aliás, como sempre fiz. Quando estou no meu gabinete, em reuniões de direção, estou com uma maquilhagem simples e sóbria. Se não tenho compromissos de relevo, por vezes opto por ir sem maquilhagem. Nos dias em que tenho programas de televisão para apresentar, a minha maquilhagem também se adequa ao momento, aí uso mais brilhos e cores fortes. Como disse anteriormente, gosto cada vez mais de me ver sem maquilhagem, portanto, estar em casa de cara lavada soube-me muito bem.

Quem trata do seu cabelo?

A Elsa Júlio é minha cabeleireira há muitos anos. Tem o seu salão na Malveira e é lá que me pinta e trata do cabelo. Já sabem, a minha cor atual é a 7.7. da L’Oréal Paris e o kit para pintar o cabelo em casa traz uma máscara nutritiva que promove a hidratação. Também uso máscaras hidratantes e umas gotas para as pontas, uma vez que o cabelo trabalhado diariamente, ao longo de vários anos, torna-se mais frágil e necessita de mais cuidados.

O melhor look de noite? Quais os produtos que fazem a magia?

Cara lavada e, por vezes, um creme hidratante.

Quem inspira o seu regime de cuidados de pele?

Eu nunca fui muito de cuidar da minha pele, mas com o passar dos anos vai surgindo essa necessidade. Recentemente lancei uma linha de cuidados e tratamento de unhas, mãos e pés para completar os produtos CRISTINA Vernigel, que já estão no mercado desde 2018. Os produtos são realmente muito bons e isso deixa-me, primeiro que tudo, orgulhosa de uma equipa master em cosmética, que desenvolveu esta linha ao pormenor; e em segundo, com mais vontade de cuidar diariamente da minha pele com os meus produtos. E são realmente muito bons, os resultados notam-se em pouco tempo.

Tem alguma make-up obsession neste momento? E um produto de que não abdique?

Não tenho nenhum produto em concreto, mas não abdico de umas pestanas para aumentar e dar mais intensidade ao meu olhar. E, claro, o meu creme Cleótine para as mãos, um poderoso anti-idade que hidrata intensamente a pele (e nesta altura, com tanto álcool-gel, as nossas mãos precisam de ser cuidadas!) e com resultados visíveis em pouco tempo. Se experimentarem, não querem outra coisa! ;)

Prefere fazer exercício em casa, no ginásio, ao ar livre? Que desporto ou exercício pratica?

Ultimamente tenho feito muito exercício físico em casa. Acordo cedo e vou exercitar o corpo antes de ir trabalhar, noto logo diferença no meu dia. E ao fim de semana, gosto de dar as minhas caminhadas junto à praia, na Ericeira. Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que é quase religiosa essa minha caminhada que termina com água nos pés.

Tem alguma receita de bem-estar, uma bebida ou comida que queira aconselhar?

Tenho obviamente cuidados alimentares mas não faço muitas restrições. Como o que tenho vontade, o que me apetece comer em determinada altura e depois treino mais um pouco. Oiço o corpo e respeito-o. O equilíbrio é a base de tudo e na alimentação não é exceção. Se há dias mais calóricos, como é o caso dos 'Dias de Cristina', em que nos enviam muitos doces e coisas tentadoras, tento nos dias seguintes dosear as calorias ingeridas.

Segue alguma “dieta” ou tem alguns hábitos alimentares específicos?

Por vezes tento fazer jejum intermitente, mas quando estou a fazer programas em direto é mais complicado. Sinto mais necessidade de comer, pelos estímulos que tenho em meu redor. No entanto, já o fiz e não correu mal.

O que faz para acalmar a mente?

Vou até à minha Ericeira molhar os pés no mar e ouvir as ondas. Acalma-me. Serena-me.

Onde compraria um presente de beleza para oferecer e o que seria?

Na minha loja online CRISTINA Vernigel. Tem todo um universo colorido e prático, para todas as pessoas que têm gosto por tratar das mãos e dos pés. Agora que estamos novamente mais confinados, acaba por ser importante conseguirmos continuar a cuidar de nós em casa, de uma forma segura e confortável, e as compras online e a minha gama de produtos CRISTINA garantem essa praticidade, porque os envios são rápidos e todos os produtos têm a explicação de como devem ser utilizados, bem como os benefícios de cada um.

Sustentabilidade na Beleza: quais as preocupações que tem?

Cada vez mais, damos mais atenção às questões da sustentabilidade e no campo da beleza não é exceção. Já é bastante conhecida a questão da utilização de microesferas de plástico em muitos produtos de beleza e higiene, e posso orgulhar-me de o meu esfoliante CRISTINA não fazer parte desse grupo de produtos. A minha linha de cuidados de pele foi toda produzida com produtos naturais e biológicos. Dando o exemplo do esfoliante – Hydra Esfoliante – este produto é composto por Cera de Abelha, Manteiga de Karité, Vitamina E e Caroço de Azeitona. Este último ingrediente contém partículas esfoliantes 100% naturais e biodegradáveis, o que se torna uma opção sustentável para substituir as microesferas de plástico muitas vezes usadas em produtos semelhantes.

Onde teve a melhor massagem da sua vida?

Gostei muito da experiência que tive em 2018, a convite da Caudalie, no spa Les Sources De Caudalie, em Bordéus.

Medicina estética, sim ou não?

Até ao momento não recorri a nenhum tratamento estético, mas se algum dia achar que fará sentido para mim, recorrerei sem problemas nem preconceitos.

Que perfume usa?

O Meu, claro.

Saídos do Armário: os favoritos de Beleza de Cristina Ferreira
O perfume Meu, de Cristina Ferreira.

Quem é o seu ícone de beleza?

Jennifer Lopez, costumo dizer na brincadeira que sou a J.Lo portuguesa.

Que conselhos de beleza, bem-estar ou auto-estima, dá a quem a segue?

Primeiro que tudo, temos de gostar de nós próprios, só depois pode vir tudo o resto. O amor próprio é a melhor “maquilhagem” de qualquer pessoa. Acho que no meu caminho profissional apregoo muito o respeito por nós próprios e pelos outros. É importantíssimo para evoluir.

Reveja alguns dos melhores looks de Beleza de Cristina Ferreira:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.