Muitas são as mulheres que optam por fazer a manicura em casa. Se à primeira vista parece ser uma tarefa sem grande ciência, acredite que tem. E muita! Manter as unhas e mãos saudáveis é a premissa, mas o mínimo erro pode mudar este cenário. Será que está a cometer algum erro quando faz a sua própria manicura? Geisa Coelho, terapeuta de unhas e especialista em manicura vegan, vem responder à nossa questão.

Como remover o verniz-gel em casa sem danificar as unhas
Como remover o verniz-gel em casa sem danificar as unhas
Ver artigo

"As unhas são o espelho da nossa saúde, protegem os nossos dedos e contribuem para o nosso sentido de tacto. Estas são compostas por três camadas importantes e constituídas por queratina, células vivas, água, óleos, entre outros", começa por explicar a terapeuta de unhas. "As unhas das mãos regeneram-se entre quatro a seis meses, as dos pés no dobro do tempo. Contudo, este processo retardará com fatores como a idade, frio, má nutrição e determinadas doenças, pois afetam a circulação sanguínea", continua. Para promover o desenvolvimento da matriz da unha, ou seja, onde se dá a regeneração da mesma, a chave está na hidratação, um cuidado a ter diariamente.

O que não deve fazer às suas unhas em casa

  • Os cortes são proibidos, seja com utensílios para unhas, seja com os dentes. Roer as peles e as unhas humedece essas áreas, promovendo infeções, fungos e irregularidades no seu crescimento. Se tiver espigões ou peles muitos secas, deve aplicar e massajar com creme ou óleo de mãos e unhas.
  • Utilizar utensílios que não estejam esterilizados também apresenta um foco de infeções, por isso, em casa deve optar por opções descartáveis.

O passo-a-passo para uma manicura perfeita em casa, segundo Geisa Coelho:

  1. Empurrar as cutículas suavemente. Com o tempo, a pele fica mais fina, imperceptível e saudável.
  2. Limar delicadamente o tamanho da unha com uma lima de cartão de gramagem suave, entre 180 e 200 gramas (se houver cortes, deve descartar essa lima).
  3. Limpar a unha natural com removedor de verniz sem acetona, eliminando assim a oleosidade e/ou humidade.
  4. Escolher uma base adequada ao seu tipo de unha (mole, fina, dura, estriada ou danificada) e ter em conta os ingredientes que a compõem, evitando produtos tóxicos.
  5. Aplicar um verniz de cor sempre depois da base e nunca em contato com a unha natural.
  6. Aplicar um top coat que ajude a selar e a dar brilho à unha.
  7. Hidratar. Hidratar as mãos com frequência (beber água também conta e muito).
  8. Manter as unhas limpas e secas, evitando o desenvolvimento de infeções e fungos.
  9. Usando uma base de nutrição para as unhas, deverá repetir o processo a cada semana.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.