Imagine-se no fim dos seus vinte, pegar sozinha numa caravana e vir Europa abaixo. Essa é a história de Carina Margot Krysta, que em 2019 desceu do sul da Alemanha até Peniche, fazendo de Lisboa o seu destino final até hoje. É na capital que a alemã tem o seu estúdio Krystalize e, claro, onde toda a magia acontece: a magia dos tooth gems. Um nome que denuncia que nada acontece por acaso. Isto porque une o último apelido de Carina, "Krysta", com a palavra "crystallize" que significa cristalizar em português, colocar cristais. "Uma brincadeira entre amigos que se tornou realidade", diz a artista.

É bem possível que já tenha dado de caras com eles num dos seus scrolls pelos Instagrams da vida. Confusa? Os tooth gems é o nome dado aos adereços colocados nos dentes, quase como um piercing. Esqueça os dentes de ouros dos rappers, esta é a última tendência no que toca a sorrisos. E nada melhor do que a especialista no assunto para nos tirar todas as dúvidas.

Tooth gems: tudo sobre as jóias que fazem brilhar os sorrisos do Instagram
Carina Krysta é o rosto por detrás do Krystalize

Antes de tudo, como é que a Krysta veio parar ao mundo dos tooth gems?

Sempre fui muito conectada a tudo o que estivesse relacionado com cores e as suas variantes. Tal como sempre explorei todo o tipo de trabalhos criativos. Como educadora de infância, absorvia a facilidade e criatividade das crianças, como seres amantes da natureza, tornei-me observadora daquilo que a natureza nos oferece. Para mais, adoro criar com as minhas próprias mãos.

Um dia por auto-recriação, fiz um tooth gem em Londres, o que fez com que estivesse em contacto com todo o tipo de cores e formatos (de jóias). Percebi que estava perante um nicho que podia ser explorado. Mal cheguei a casa, soube que era isto queria fazer.

Ok, mas afinal o que é um tooth gem?

Os tooth gems são adereços minúsculos, como cristais, pedras ou metais preciosos, aplicados na superfície do dente, tornando-se parte da sua composição.

Tooth gems: tudo sobre as jóias que fazem brilhar os sorrisos do Instagram - Trabalhos
Alguns dos trabalhos de Krysta

Como são aplicados os cristais nos dentes?

Os tooth gems são aplicados com a mesma técnica usada para colocar os brackets dos aparelhos dentários. Sigo o mesmo procedimento técnico e uso produtos e materiais específicos para procedimentos dentários usados em qualquer consultório.

São seguros para a nossa dentição?

Tal como tudo, também existem riscos... É obrigatório manter uma correta higiene oral. Usar sempre fio dentário, especialmente à volta dos cristais. Mas mais importante ainda: não escovar os dentes como se estivesse a lutar com eles [risos] e tudo correrá bem.

Os tooth gems são feitos de que material?

Só utilizo cristais Swarovski e ouro com o mínimo de 18 quilates. Os cristais são feitos de vidro, produzido e misturado a altas temperaturas com outros materiais. Importante lembrar que as jóias que uso não contém chumbo, o que as torna seguras em caso de as engolir. Sim, é possível, mas não há riscos associados. Apenas um cocó cintilante... [risos].

Que cuidados especiais devem ser tidos para quem coloca as jóias?

Como mencionei, uma boa higiene oral é mandatório. Com ou sem tooth gem [risos]! Aliás, recebo muitas mensagens dos meus clientes que dizem ter até prestado mais atenção à sua higiene oral, desde que colocaram as suas jóias, o que é fantástico.

Higiene oral: 10 produtos para uma boca sempre impecável
Higiene oral: 10 produtos para uma boca sempre impecável
Ver artigo

A aplicação de tooth gems pode ser feita em qualquer dente ou tem de preencher determinados requisitos?

As jóias podem ser aplicadas em qualquer dente saudável. No entanto, não podem ser colocadas em facetas dentárias ou em quem esteja a fazer tratamento corretivo, como por exemplo, usar aparelho.

Podem ser usada uma escova dos dentes normal?

Aconselho a utilizar uma escova de dentes normal macia.

Se alguém mudar de ideias, é possível retirar a jóia sem deixar os dentes manchados?

Se forem aplicados por um profissional, o processo é completamente reversível sem deixar vestígios ou mazelas.

Quer aderir à tendência que arranca cada vez mais sorrisos? Pode contactar a Krysta pela sua conta de Instagram ou no seu estúdio em Lisboa. Os preços são calculados individualmente.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.