Se há tratamento de estética dentária que está a dar que falar é o das facetas dentárias. De Miley Cyrus a Demi Moore, as celebridades tornaram este procedimento popular, devido à mais-valia de resolver problemas funcionais ao mesmo tempo que melhoram o sorriso com um acabamento perfeito. Com um primeiro "boom" em 2010, hoje está a ter uma nova procura em todo o mundo, em especial na Turquia.
No entanto, há várias questões que se levantam sobre o que são as facetas dentárias, bem como qual a sua duração e viabilidade. Falámos com o Dr. Tomás Pinto, Fundador e Diretor Clínico da clínica Ímpar, situada em Oeiras. Espreite a conversa.
O que são facetas dentárias?
São capas finas que são colocadas sobre a superfície externa dos dentes e que permitem melhorar a estética do sorriso.
Quais as mais valias das facetas?
As facetas permitem corrigir a forma, a cor e o tamanho dos dentes. Também permitem encerrar pequenos espaços ou diastemas entre os dentes e corrigir pequenos desalinhamentos dos mesmos.
Quais os tipos/materiais das facetas?
As facetas podem ser em cerâmica ou em resina composta. As facetas em cerâmica são mais resistentes, duradouras e são estáveis cromaticamente (ou seja, não alteram a sua cor com o passar do tempo) mas podem implicar um desgaste mínimo do esmalte dentário. As facetas em resina composta, por outro lado, são menos resistentes e podem sofrer alteração de cor com o tempo, especialmente se houver pouco cuidado por parte do paciente, mas não necessitam de desgaste.
Quem é que pode usar facetas?
Pacientes com boa saúde oral e que procuram melhorar a estética do seu sorriso, sem problemas graves de alinhamento dentário ou de oclusão.
Como é feito o procedimento de colocação das facetas?
Primeiro é feito o diagnóstico e a avaliação do caso. Depois, é realizado o planeamento e desenho das facetas tendo em conta as características individuais dos dentes de cada paciente de maneira a se conseguir um resultado o mais bonito e natural possível. Após o desenho é feita a preparação dos dentes e, por fim, a adesão das facetas.
Há manutenção?
Os cuidados a ter são semelhantes aos cuidados a ter com os dentes naturais. É necessário manter bons hábitos de higiene oral, bons hábitos alimentares e visitas regulares ao médico dentista para manter a aparência e a longevidade das facetas.
E quanto tempo duram?
Não há um tempo certo, mas com os cuidados adequados, podem durar muitos anos, dependendo do material e dos hábitos do paciente.
Comentários