Venho de uma família de mulheres brasileiras que optaram por envelhecer de maneira natural. Quase ninguém acredita que a minha mãe nunca se submeteu a procedimentos estéticos, como botox, preenchimentos ou laser, em busca de uma pele mais jovem. Já ouvi vezes sem conta pessoas perguntarem-lhe se ela é, de facto, idosa. E, com ela, observei desde pequena o reflexo de uma boa alimentação e da escolha certeira dos produtos para a pele.
Tivemos o privilégio de viver no Rio de Janeiro, num país com uma das maiores biodiversidades do mundo, repleto de ingredientes e ativos naturais que deixam também a pele mais saudável e, consequentemente, reduzem os sinais da idade. Mas a verdade é que Mami sempre se cuidou bem.
Na minha primeira coluna #Tropicaleza aqui na MIRANDA, decidi exaltar três marcas brasileiras recentes, de Beleza e cosmética, que têm conquistado a atenção neste país – mesmo com todos os desafios de uma pandemia – e que têm tudo para ocupar (muito!) espaço nas malas de volta.
Sallve
A marca de cuidados com a pele, co-criada pela publicitária, produtora e apresentadora Julia Petit, foi pensada em produtos multifunções. Em 2019, a empresa tinha apenas três produtos. Um bom exemplo é o Antioxidante Hidratante, um bálsamo que pode ser usado a qualquer hora do dia. O resultado promete aprimorar a textura da pele, controlar a oleosidade, aumentar a luminosidade da tez, uniformizar, hidratar, reduzir os poros e também reduzir o inchaço facial e da área dos olhos, sumindo com as olheiras. A proposta é simplificar a rotina de skincare.
Agora já são oito itens, mais duas máscaras em edição limitada. Os lançamentos da Sallve levam muito em consideração os pedidos e as conversas com o público. Como resultado, houve a inserção de vitamina C no hidratante antioxidante e a inclusão de alcaçuz no tónico de limpeza.
Care Natural Beauty
Para quem está à procura de uma maquilhagem com ingredientes naturais, sem preservativos artificiais e vegan, os produtos da Care preenchem todos os itens. E não só os batons (o tom Red Velvet é paixão unânime) ou máscaras de pestanas, mas também os artigos de cuidado com a pele, como o Eye CARE Sérum, com um aplicador de jade para melhorar a circulação da região dos olhos, ao mesmo tempo que hidrata e combate o envelhecimento – graças ao pracaxi, um poderoso antioxidante da Amazónia.
Criada sob o lema da slow beauty, reforçando o consumo consciente de produtos e menos impacto ambiental, a marca detém certificados como o 'We Care about Animals', da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals); o selo 'IBD' (a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina), que reconhece que os produtos são livres de toxinas e componentes químicos, incluindo até metais pesados; e também o selo 'EuReciclo', de compensação ambiental nas embalagens.
Glow Vibes
A proposta da Glow Vibes foi mudar o olhar para os cosméticos vegan, que na sua maioria têm uma carinha mais neutra e low profile. A energia da marca é vibrante e colorida, com o intuito de transmitir uma imagem mais moderna e criativa. As fórmulas são livres de crueldade animal e 100% vegan, em 10 produtos para cuidar tanto da pele feminina quanto da masculina, como o gel de barbear que controla a oleosidade e possui efeito calmante, que também pode ser usado na depilação. É ótimo para contornos, e a sua ação antioxidante estimula a auto-regeneração da pele e a produção de colagénio.
A empresa é certificada pela PETA e pelo 'EuReciclo', e toda a compra realizada no site tem parte do valor revertido para organizações não-governamentais. Você pode ver o impacto das doações todos os meses nas redes sociais da empresa.
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