Este é o meu sexto verão a viver em Portugal e todo ano eu me faço a mesma pergunta: como vocês conseguem viver sem água de coco? E não me venha com um líquido na caixinha. Refiro-me ao coco fresco, geladinho.
No Rio de Janeiro – não necessariamente apenas no verão – a água do coco fresco é uma constante entre as opções de hidratação. Eu sei que eu tive muita sorte e um pai que também adora água de coco, então até um abridor de coco em inox nós tínhamos em casa para furar a casca do coco gelado e, em seguida, por uma palhinha e desfrutar da água super fresca. Fico a salivar só de lembrar.
Além de ser uma delícia, a água de coco promove a hidratação do corpo e possui muitos outros benefícios à saúde. É rica em potássio, magnésio e possui baixas calorias.
No que diz respeito à hidratação, é incrível. A modo de comparação, a água de coco fresco possui eletrólitos presentes no sangue (para você que cabulou a escola, eletrólitos são minerais responsáveis pelo transporte de água para dentro das nossas células). Bebidas isotónicas, como Gatorade, por exemplo, possuem menos da metade destes minerais, e a água mineral, por ironia ou não, não contém nenhum. E esses eletrólitos fazem com que o corpo se re-hidrate mais rápido.
Outro benefício para os dias de calor intenso, como os que temos passado em todo país, é que a água de coco contém açúcar – natural – o que eleva a glicemia e ajuda a combater o mal-estar e o inchaço abdominal, condições geralmente comuns no verão. Mais uma colaboração no combate ao inchaço são as fibras presentes na água, que regulam o processo de digestão intestinal.
As fibras também ajudam a explicar o porquê de muitas pessoas se sentirem saciadas após ingerir água de coco. Fibras, no geral, retardam a absorção dos hidratos de carbono e mantêm a sensação de saciedade por mais tempo. Pode ser um ótimo complemento de um lanche no verão.
E, como mencionei acima, a água de coco é um isotónico natural, e por isso ajuda a manter o rendimento físico no verão, já que repõe os sais minerais perdidos através da transpiração, durante a prática de exercícios (necessário principalmente nas altas temperaturas). A bebida natural também auxilia no combate a câimbras e à fraqueza muscular, pois regula o nível de sódio e água presentes no corpo.
Por fim, possui uma ótima função diurética, sendo que elimina o excesso de água do organismo sem alterar o nível de potássio. Acho que não preciso convencer mais, certo? Já estão a adicionar coco fresco ao carrinho de compras?
Mas, como somos beauty lovers, vou reforçar que a água de coco possui propriedades antioxidantes em geral, o que contribui para o antienvelhecimento da pele.
Portanto, diz-me: o que está a faltar para termos muitos cocos frescos no mercado?
Comentários