Crescemos numa realidade na qual as marcas se associavam a celebridades e artistas para impulsionarem as suas vendas e notoriedade. Com a criação e propagação das redes sociais, e numa nova perspetiva de influenciadores digitais – com milhares a milhões de seguidores – agora são eles que criam as suas marcas próprias e usam as redes como os seus canais de divulgação.
Este fenómeno no Brasil parece ter tomado proporções impressionantes e muito lucrativas, com influenciadoras a criarem marcas próprias de cosméticos, seja de maquilhagem ou cuidados para a pele. Selecionei apenas cinco que acredito serem um excelente pontapé para a indústria da beleza influente do Brasil.
Bruna Tavares
Bruna foi a primeira jornalista do Brasil a assinar a sua própria linha de maquilhagem, em 2012. Os produtos possuem um ótimo custo-benefício e uma legião de fãs que não pára de crescer. O mais recente lançamento foram os batons-blushes líquidos.
Camila Coelho
A brasileira mineira vive nos Estados Unidos da América há alguns anos, começou no Youtube com tutoriais de maquilhagem e, alguns milhões de seguidores depois, criou a sua própria marca de beleza, Elaluz. Vende internacionalmente e possui sempre um ingrediente com referência ao Brasil, como o último lançamento: o bronzer líquido inclui camu-camu, uma fruta típica da região amazónica, que possui uma elevada quantidade de vitamina C, e guaraná, rico em antioxidantes.
Camila Coutinho
Ganhou notoriedade com o blog Garotas Estúpidas, que possui mais de 15 anos de histórias. Com ele, criou a GE Beauty, uma marca que (até então) possui apenas uma linha de produtos para tratar e cuidar dos fios de cabelo, com boosters, máscaras e champôs.
Helena Bordon
Helena lançou a sua marca própria de skincare, Hela Beauty, com produtos criados em parceria com a sua dermatologista de há mais de oito anos, a Dra. Alessandra Fraga. Os produtos de tratamento são para cuidado diário e hidratação da pele, incluindo séruns com ácido hialurónico, óleos faciais, brumas hidratantes e espuma de limpeza.
Julia Petit
A Julia tornou-se a CCO da Sallve. Para quem a acompanha, desde o lançamento, em 2007, do seu já encerrado blog Petiscos, a empresária era uma referência não só no mundo dos blogs, como no YouTube. Já falei bastante sobre a marca aqui, mas a sua criação – e crescimento – acompanha o sucesso da criadora nas redes.
Apesar de selecionar apenas cinco, não faltam exemplos de influenciadoras de sucesso com a sua própria linha de beleza, nomeadamente a Mari Maria, com a sua Mari Maria Make Up, que já foi lançada com 23 produtos; mas também a Niina Secrets; a Mari Saad, em parceria com a Ocèane; a Lala Rudge, que também se lançou no universo beauté com uma linha de produtos de skincare, com a marca Blink Lab; a Luísa Ferreira, conhecida como Chata de Galocha, com a TBMAKE, que também possui outra linha com a Mica Rocha; e a Boca Rosa Beauty, marca da Bianca Andrade, entre outras.
Além de segui-las e acompanhá-las quase diariamente, as brasileiras parecem ter tomado partido e empreendido no mundo da Beleza, numa aposta que tem dado muito certo. Se pensarmos que, apenas hoje, a italiana Chiara Ferragni, com os seus 25.4 milhões de seguidores no Instagram e com o blog The Blonde Salad (desde 2009), criou a sua primeira linha de cosméticos, parece mesmo difícil de acreditar.
Comentários