Chegámos à época do ano da exaltação dos perfumes. É quando vemos alguns lançamentos e novidades no mercado e quando há grandes (e repetitivos) comerciais na TV, nas revistas e nos sites. Apesar da massificação dos aromas internacionais, pouco se conhece o que é feito no Brasil, porém já passou da hora de colher os louros da excelência em perfumaria – e não só no samba e no futebol – do país sul-americano.

De norte a sul do Brasil, o perfume faz parte do quotidiano do povo. Sente-se fragrâncias nas casas, nos carros, nas lojas… se já foi a Salvador, na Bahia, já viu que as escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim são lavadas com pétalas de flores e lavanda. Brasileiro cheira bem.

#Tropicaleza: está na hora de apostar nos perfumes brasileiros
#Tropicaleza: está na hora de apostar nos perfumes brasileiros

A Avon, marca americana incorporada pela Natura &Co, tem um perfume 100% do Brasil. Elogios, a primeira eau de parfum da linha Mulher & Poesia, faz parte de uma produção feita exclusivamente para o mercado brasileiro, incluindo ingredientes nativos, como o ipê-rosa e a jabuticaba.

E a adoração fez do país o líder em volume de vendas de perfumes e o segundo em valor de vendas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América – que possui um poder de compra muito superior. E mesmo com uma venda gigante das marcas internacionais, a grande maioria dos perfumes vendidos no Brasil são produzidos em território nacional.

Há quantidade e qualidade de ingredientes, além de algumas das matérias-primas serem as mesmas das principais casas de fragrâncias do mundo. Por isso, se ainda não tem um perfume brasileiro de eleição, deixo aqui alguns que tem mesmo de conhecer.

Boticário
#Tropicaleza: está na hora de apostar nos perfumes brasileiros 
#Tropicaleza: está na hora de apostar nos perfumes brasileiros  Lily, Eau de Parfum, 75 ml, € 45,99, O Boticário

Lily é a primeira eau de parfum da marca de cosméticos brasileira e um dos únicos a utilizar o processo artesanal de obtenção de aroma das flores, chamado 'enfleurage'. O método já caiu em desuso na indústria e foi utilizado no início da perfumaria mundial, no século 18, mas a marca faz questão de o manter. Nesta fragrância, o lírio 'Stargazer' transforma-se em óleo essencial para depois virar a matéria-prima do produto. O processo garante a fidelidade do cheiro da flor ao desabrochar. Como resultado, o perfume possui um aroma muito mais natural do lírio, que faz com que Lily tenha uma frescura dificilmente achado noutro produto.

Perfumaria Phebo
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#Tropicaleza: está na hora de apostar nos perfumes brasileiros  Baunilha Perfume, 100 ml, € 98, Perfumaria Phebo

Geralmente, quando pensamos em baunilha, imediatamente relacionamo-la com um aroma extremamente doce. Mas neste perfume da Phebo, o aroma dá-lhe uma nova dimensão sobre a especiaria. Ora adocicado, ora floral – graças à mistura da frésia com a fava de Madagáscar – a marca soube reinventar uma matéria-prima de uma maneira incomum e, ainda assim, garantir a nobreza da sua composição. O Baunilha Perfume é apenas um das várias opções muito interessantes que a marca oferece no seu portfólio.

Granado
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#Tropicaleza: está na hora de apostar nos perfumes brasileiros  Carioca, Eau de Toilette, 100 ml, € 58, Granado

Aos apaixonados pela Phebo, a sua marca-irmã Granado compete amigavelmente nas propostas de aromas. Lembro bem quando cheirei pela primeira vez o Bossa, criado pela perfumista Cécile Zarokian: era algo que ainda não tinha sentido no Brasil, era uma opção de floral bem solar, uma combinação perfeita que faltava ao mercado brasileiro. E para os fãs de eau de toilette, a marca criou a sua primeira: Carioca, lançada em 2015, para então homenagear o aniversário da marca e dos 450 anos do Rio de Janeiro. Fresca e versátil, bem a cara do Rio, numa mistura da Natureza da cidade com a brisa do mar. Assim como o Baunilha, da Phebo, passa pelo processo de maceração na fabricação, o que garante a intensidade e mantém a qualidade olfativa das notas.

Natura
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#Tropicaleza: está na hora de apostar nos perfumes brasileiros  Kaiak Oceano feminino, 100 ml, € 42, Natura

Está no ADN da empresa desenvolver os seus produtos a considerar o impacto ambiental, portanto vemos a aposta em 'refill', o uso de vidro reciclado nos frascos e a inclusão de álcool orgânico, que liberta menos CO2 na atmosfera, pois não queima o solo. Além das já conhecidas ações que visam a sustentabilidade, entre os lançamentos mais recentes está o perfume Kaiak Oceano, cuja embalagem é composta por plástico retirado do litoral brasileiro. É interessante ver como a marca, mesmo com grandes sucessos como Meu Primeiro Humor e Essencial (este com óleo essencial da pitanga, fruta nativa da Mata Atlântica brasileira) continua a inovar, tanto no que diz respeito a composições, a potenciar os aromas e as suas durabilidades na pele, quanto ao packaging.

quem disse, berenice?
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#Tropicaleza: está na hora de apostar nos perfumes brasileiros  Desobediente, Eau de Parfum, 30 ml, € 25, quem disse, berenice?

Além do sucesso impressionante da deo-colónia Uma Ovelha pra Lá de Negra, a quem disse, berenice? lançou a sua primeira eau de parfum, Desobediente. Apesar de ser amadeirado e com toques florais, a grande surpresa está no toque de gomas, sim, gomas, que a fragrância emite.

Trocou o Rio de Janeiro por Lisboa, e de lá trouxe o jeito curioso e a paixão por jornalismo. Por cá, Aline Fernandez aprendeu a amar os desdobramentos da língua portuguesa, e aqui na Miranda vai aplicá-los, e à sua obsessão pela Beleza, explorando a sua relação intrínseca com o Brasil. "Bora?"