Se eu tivesse que apontar apenas uma goma de mascar da minha infância esta seria Bubbaloo. Para a minha geração Y – Millennials – crescer no Rio de Janeiro garantiu que, em algum momento, seja da infância com um tio que comprava guloseimas, seja da adolescência com as moedas do bolso a serem usadas na frente do colégio com o vendedor de doces, tenho certeza que se mastigou muito Bubbaloo.
Sentir o sabor e o aroma de Tutti-Frutti transporta-me diretamente para a juventude. E esse sentimento de nostalgia está longe de ser melancólico. Pelo contrário, deixa-me saudosamente feliz. Talvez a pensar em proporcionar este mesmo sentimento para muitos brasileiros, O Boticário lançou uma gama (por enquanto apenas no Brasil) com sete produtos chamada 'Cuide-se Bem Bubbaloo Tutti Frutti'. Se o meu eu de 9 ou 16 anos achasse isso um pouco exagerado ou talvez enjoativo, o meu eu de 34 anos está a torcer para o combo completo chegar em Portugal e eu poder cheirar os dias felizes da minha infância no meu corpo.
A gama inclui a Loção Hidratante Desodorante (em 200 e 400 ml), o Sabonete em Barra, o Sabonete em Calda, o Body Splash Desodorante Colônia, o Creme para Mãos e o Gloss Labial Intense, todos com a doce fragrância inspirada no cheirinho inconfundível de Tutti Frutti Bubbaloo.
Na mesma proposta, a Quem Disse, Berenice? foi a última a lançar, ainda este mês, uma parceria com a bala 7Belo, essa uma queridinha por muitas gerações no Brasil. Em edição especial, foram criados seis produtos de maquilhagem com o aroma e os tons inspirados na clássica bala de framboesa. A linha é composta por: Iluminador Cremoso, Blush Cremoso 2 em 1, que também pode ser usado nos lábios como um tint, e Batom Duo Gloss, num lado gloss de alta pigmentação com efeito mate duradouro e noutro com um incolor de ultra brilho.
O marketing da nostalgia, sem dúvida, é lucrativo. Vemos vezes sem conta coleções inspiradas em personagens adoradas de séries que terminaram há mais de 20 anos, filmes infantis, animações, uma profusão de emblemas que nos proporcionam diversos sentimentos através da memória afetiva – e que afeta diretamente as nossas decisões de compra. Nostalgia traz conforto, vontade de partilha, de ligar, escrever ou publicar uma foto com aquela pessoa da escola que já fez parte da nossa história, e que só ela poderá entender como você se sente.
O mercado de beleza não é nenhum estranho a isso e explora, sempre que possível, os nossos sentidos. Sabe aquele cheirinho de água de colónia Lavanda da Ach Brito numa casa de banho aqui em Portugal? Pois bem, quem já foi ao Brasil tem esta referência com os sabonetes de glicerina da Perfumaria Phebo. Mas agora, quem sabe, também poderá ter com Bubbaloo ou 7Belo.
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