Não é só o mel que nasce nas colmeias, a própolis também. Este remédio natural protege as abelhas das adversidades do tempo, impedindo a entrada da chuva e do vento. Para além disso, também isola a colmeia de bactérias, vírus e fungos que põem em risco a vida das abelhas.
A própolis é usada desde os tempos do Antigo Egipto como antisséptico no tratamento de feridas e na conservação dos corpos, o famoso ritual de mumificação. Mas foi apenas nos últimos 20 anos que a substância ganhou o estatuto de medicamento natural, devido ao crescente uso em todo o mundo.
Em comprimidos, pastilhas, gotas ou cremes, a própolis combina uma série de benefícios para o bem-estar. Primeiro, fortalece a imunidade, promovendo uma maior ativação das células de defesa. Protege os dentes, contribuindo para a saúde do esmalte dentário. O combate ao acne também sai a ganhar com a própolis, pois ela liberta substâncias que contêm ação antibacteriana. Por fim, combate a formação de amigdalites.
Mas atenção, o facto da própolis oferecer tantos benefícios não significa ingerirmos o se extrato como se de água se tratasse. O ideal é tomarmos com consciência, não abusando das doses diárias recomendadas pelo médico ou profissional de saúde. Uma das formas de tomarmos própolis é bebendo 15 gotas em jejum. É importante, antes de comprar, ter a certeza de que está a adquirir um produto natural.
Percorra a galeria e fique a conhecer as nossas sugestões de produtos. Alguns são compostos 100% por própolis, enquanto outros contêm uma determinada dose deste remédio natural todo-poderoso.
Comentários