Quem nunca sentiu um olhar indiscreto nos transportes públicos? Ou um comentário desagradável na rua? Um estudo internacional promovido pela L’Oréal Paris em parceria com a Ipsos (1) revela que 80% das mulheres já foram assediadas em locais públicos, sendo o maior problema para as mesmas em todo o mundo. O assédio sexual constitui uma barreira no dia-a-dia das mulheres, privando-as da sensação de segurança e do sentimento de autoestima. Agravando este facto, o mesmo estudo revelou ainda que 86% das testemunhas de assédio em locais públicos não intervém por não saber o que fazer.

Para fazer frente a este flagelo, a L’Oréal Paris apresenta a campanha Stand Up empenhando-se em combater o assédio em locais públicos e empoderar as mulheres em todo o mundo. Tudo o que é necessário são 10 minutos do seu tempo.

Stand Up e junte-se à L’Oréal Paris na luta contra o assédio em locais públicos

A L’Oréal Paris lançou o programa Stand Up contra o assédio em locais públicos a 8 de março de 2020, em parceria com a Right To Be, uma ONG especializada na luta contra todo o tipo de assédio. A formação pode ser feita em todo o mundo e tem como objetivo fomentar uma cultura de respeito, dignidade e valor, através da metodologia dos 5D (Distrair, Delegar, Documentar, Dirigir-se ao assediador, Dialogar). Esta consiste em cinco ferramentas simples e eficazes para ajudar as pessoas a intervirem de forma segura quando testemunham ou passam por situações de assédio num local público.

Com a ajuda de parceiros de beneficência locais, 37 países lançaram o Stand Up e mais de 800.000 pessoas em todo o mundo receberam formação.

Um inquérito social realizado em 2022 pela L’Oréal Paris (2) com a Ipsos revelou que este programa devolveu aos formandos o poder de caminhar com confiança em locais públicos e de passarem à ação. Segundo o mesmo, 97% das testemunhas de assédio em locais públicos sentem-se capacitadas para intervir após terem realizado a formação Stand Up. Além disso, 90% dos participantes afirmam que podem agora tomar medidas para combater o assédio em locais públicos se o presenciarem.

1. Estudo internacional sobre o assédio sexual em espaços públicos, conduzido pela L’Oréal Paris em parceria com a Ipsos, com dados recolhidos em 15 países, envolvendo mais de 15 500 participantes, março de 2021.

2. Inquérito de impacto social sobre a formação Stand Up contra o assédio em espaços públicos, conduzido pela L’Oréal Paris em parceria com a Ipsos, com dados recolhidos em 4 países, envolvendo mais de 4967 participantes, março de 2022.