Quantas vezes faltou a uma aula de pilates ou não foi ao ginásio por estar com o período? A menstruação traz várias alterações ao corpo da mulher e se algumas sentem apenas algum desconforto, outras podem sentir dores quase inutilizantes. Imagine, agora, o que pode causar numa atleta de alta competição que se preparar para participar nos Jogos Olímpicos. Este pode afetar o desempenho, a suscetibilidade a lesões e o estado mental das atletas.

Testei duas cuecas menstruais e venho contar tudo sobre a minha experiência
Testei duas cuecas menstruais e venho contar tudo sobre a minha experiência
Ver artigo

A marca de produtos de saúde íntima feminina, Intimina, realizou um estudo para perceber se as mulheres menstruadas são devidamente apoiadas durante as competições, nomeadamente pelos 206 países participantes nas Olimpíadas de Paris. Os especialistas tiveram em conta cinco parâmentros-chave: acesso a produtos de higiene menstrual (incluindo custo, impostos, variedade e disponibilidade de casas de banho privadas e seguras); estigma associado à menstruação (incluindo atitudes culturais e representação nos meios de comunicação social); acesso ao controlo da natalidade e aborto (incluindo legislação, facilidade de acesso ao controlo da natalidade e comportamentos culturais); políticas no local de trabalho relacionadas à menstruação – incluindo profissões desportivas (licença médica); e educação sobre menstruação (incluindo acesso e consistência de recursos e políticas educacionais).

"Period Medals" foi o nome dado ao ranking que traduz os resultados desta pesquisa, que coloca a Suíça em primeiro lugar, com um espírito cultural de abertura, esclarecimento em relação à contracepção, gestão de saúde pública, políticas progressistas no local de trabalho e educação abrangente e integrada.

Curiosamente, países que geralmente ocupam os primeiros lugares nos pódios da competição, como EUA e China, encontram-se nas últimas posições na tabela do "Period Medals", com apenas uma medalha de bronze cada, igualando-se a Itália, Argentina, Hungria e Alemanha.

Conheça os 20 países do mundo com melhores comportamentos em relação ao apoio à saúde reprodutiva, educação menstrual, igualdade e capacidade de fornecer os produtos menstruais necessários:
  1. Suíça – 12 pontos;
  2. Holanda – 11 pontos;
  3. Espanha – 8 pontos
  4. França – 7 pontos;
  5. Reino Unido – 6 pontos
  6. Cuba – 5 pontos;
  7. Austrália – 5 pontos;
  8. Suécia – 4 pontos;
  9. Chipre – 3 pontos;
  10. Sérvia – 3 pontos;
  11. Dinamarca – 3 pontos;
  12. África do Sul – 3 pontos;
  13. Portugal – 2 pontos;
  14. México – 2 pontos;
  15. Itália – 1 ponto;
  16. EUA – 1 ponto;
  17. Argentina – 1 ponto;
  18. Alemanha – 1 ponto;
  19. Hungria – 1 ponto;
  20. China – 1 ponto.

Os Jogos Olímpicos decorrerão de 26 de julho a 11 de agosto, em Paris, França.