Não lavar as mãos antes de começar a rotina de pele

Se há coisa que queremos e devemos manter bem afastadas do nosso rosto são as mãos, já que podem transportar milhares de bactérias. O primeiro passo é lavar sempre as suas mãos antes de começar a rotina de Beleza, caso contrário só estará a espalhar sujidade pelo rosto, promovendo o aparecimento de borbulhas.

Não se desmaquilhar antes de lavar o rosto

É fundamental eliminar qualquer resíduo de maquilhagem e até protetor solar - com água micelar, óleo, leite ou bálsamo de limpeza -, e só depois proceder à lavagem com gel de limpeza. Sim, este não é suficiente. Trata-se de uma técnica também conhecida como double cleansing e é feito com o objetivo de garantir de sujidade, gordura ou bactérias fica alojada na pele.

Lavar os dentes depois de lavar o rosto

Porquê? Alguns dermatologistas defendem que se deve lavar os dentes antes de lavar o rosto, já que alguns ingredientes da pasta dentífrica podem irritar a pele. Acrescentando que assim se evita a acumulação de resíduos e/ou bactérias em torno da boca, prevenindo assim o aparecimento de acne.

Devemos lavar o rosto com água fria? Esta e outras questões respondidas por uma dermatologista
Devemos lavar o rosto com água fria? Esta e outras questões respondidas por uma dermatologista
Ver artigo
Lavar o rosto com água muito quente

Nem fria, nem quente, a água deve estar morna quando lavar o seu rosto. A água demasiado quente pode ter diversos malefícios para a pele, como fragilizar a barreira cutânea e irritá-la, causar vasodilatação, dilatando os poros e tanto pode desidratar, como aumentar a oleosidade já que a pele terá compensar a falta de hidratação com produção de sedo. A água morna ajudará a evitar todos estes inconvenientes, mantendo-a saudável e bonita.

Não usar um produto específico para o seu tipo de pele

Tal como os séruns e cremes hidratantes, também o gel de limpeza deve ser adequado ao seu tipo de pele. Se tem pele seca, desidratada ou sensível favoreça as texturas leitosas que são mais delicadas e não irritáveis. Se tem pele oleosa mas sensível, a espuma pode ser uma boa opção já que é suave no rosto. Por último, para controlar melhor a oleosidade nada como um bom gel. Esteja também atento aos ingredientes, evitando princípios-ativos que deixem a pele ressecada.

Esfoliar em demasia

Sabemos como sabe bem sentir a pele macia, alisada e limpa depois de uma bela esfoliação. Contudo, é importante não exagerar, já que isto pode deixar a pele irritada, sensibilizada e desidratada, o que favorece o aparecimento de rugas, tez baça e com aspecto cansado e irritações.

Não usar uma toalha específica para secar o rosto

Pode não ter consciência disso, mas a toalha com que seca as mãos pode acumular um número considerável de bactérias e sujidade. Por isso mesmo, deve utilizar uma toalha específica para o rosto e assim evitar o aparecimento de acne e irritações. Aconselha-se a que esta seja lavada a cada cinco utilizações. E, claro, não deve esfregar a toalha, mas sim secar o rosto com suavidade.

Esquecer-se do pescoço

Tal como nunca se deve esquecer de aplicar protetor solar no pescoço, também nunca se deve esquecer de o retirar. Esta região do corpo é uma das primeiras a manifestar sinais de envelhecimento e, por isso, deve ser tratada com o mesmo cuidado que o rosto. O que inclui, claro, a limpeza, hidratação e proteção.