É bem básico, este guia. Não me vou alongar muito, pois também quero entregar-vos algo sem grandes ciências. Nunca é tarde de mais para começarem e, mesmo que se sintam óptimos com a pele que têm, dá sempre jeito aquele primeiro-socorro para uma cara de ressaca ou após uma noite mal dormida. Certo?

Comecemos pela limpeza. Sobretudo ao final do dia, é a ocasião ideal para lavar o rosto, eliminando todas as impurezas acumuladas ao longo do dia e todas as células mortas. Preparamos assim a pele para uma noite de renovação celular em pleno, durante o sono.

Depois da limpeza e antes de algum creme que desejem aplicar, sugiro um sérum. A finalidade deste passo é tratar alguma preocupação maior que sintam na pele, como oleosidade em excesso ou hipersensibilidade ou acne. Há múltiplos séruns com múltiplas finalidades. Não tem mal nenhum ir para a cama só com o sérum no rosto. Importante é estarmos confiantes e sentirmos a pele confortável.

De manhã, lavar de novo a pele é importante. Se pensam que é a mesma coisa lavá-la com o sabonete do supermercado ou mesmo com o sabonete líquido aeosop, informo-vos que a formulação pensada para a delicadeza do rosto é diferente da formulação pensada para umas mãos robustas.

Pode repetir-se o sérum da noite, se apenas vos incomoda uma preocupação com a pele. Se não, é a oportunidade ideal para diversificar e endereçar outra questão. Eu, por exemplo, uso religiosamente todas as manhãs o Niacinamida da The Ordinary, para me fechar os poros e eliminar a oleosidade. Mas de noite prefiro usar algo para combater o envelhecimento da pele, como um sérum tensificador ou estimulador de colagénio, já que é de noite que a pele se renova e aproveita melhor os ingredientes desse sérum.

E porque o Sol, é sabido, é um grande inimigo, o protector solar é deveras imprescindível. SPF 50 é o ideal e já existem variadíssimas texturas no mercado para ir de encontro ao melhor conforto da pele. A Heliocare, por exemplo, e a ISDIN, têm cremes bastante leves que se fundem rapidamente no rosto.

#ÁguaPelaBarba: gordos e ricos – como fiquei fã de cremes hidratantes
#ÁguaPelaBarba: gordos e ricos – como fiquei fã de cremes hidratantes
Ver artigo

Fora estes três básicos, apenas recomendaria um creme SOS para aquelas situações em que levamos a pele ao limite: ou um voo de longa duração; ou um ambiente muito frio; ou uma noite mal dormida; ou uma noite de copos. Cada pele reage a estas adversidades da sua maneira muito própria. Poderia recomendar alguns skin saviours, mas só quem conhece a própria pele é que sabe o que ela precisa. Eu, por exemplo, a partir de determinada altura da minha vida, uma noite mal dormida ficava marcada demasiado tempo nos meus olhos, a pele secava, inchava e durava dias até conseguir reverter o aspecto de cansaço estampado em mim. A melhor solução foi mesmo tornar o creme de olhos um amigo de todas as manhãs e noites. As noites de poucas horas de sono deixaram de ser tão visíveis em mim, e se usar um creme mais direcionado para revitalizar e energizar, este faz efeito mais rapidamente.

Onde?

Enquanto consumidor homem, confesso que visitar loja de cremes no início não era nada convidativo. Ainda não é, sobretudo se formos leigos. Mas se queremos começar, não tem mal usar as opções dos supermercados. As opções nas parafarmácias são bastante melhores, pois chegam a camadas da pele a que os outros não chegam, além de serem lugares bastante convidativos a homens tímidos. Além destes, não rejeitaria uma entrada na Kiehl’s, cujo visual merchandising replica muito bem o ambiente de uma farmácia; e ainda entraria numa Sephora para ir ver a prateleira da The Ordinary – ou então procuraria online o que esta marca tem para oferecer.

Seguem, abaixo, sugestões de produtos para todos os bolsos. Espero ter sido útil. Quero o vosso feedback.

Além de secretamente estar a construir a sua própria marca de Moda (shhhh...), Bruno Reis é o responsável pelo Marketing e Comunicação de marcas de Beleza. Entre a criatividade e a estratégia, já foi actor, professor de yoga, gestor de redes sociais, fotógrafo e director de casting.