Cada vez mais, quando procuramos por um produto de cuidado de pele, já não olhamos só para o aspeto da sua embalagem, o preço, a sua função, preocupamo-nos também em identificar os seus ingredientes, se são naturais e saudáveis. Por isso, talvez já tenha ouvida falar do ingrediente que está a criar um buzz na indústria da Beleza, quanto mais não seja, por ter um nome peculiar.
O Bakuchiol (pronuncia-se da mesma forma como está escrito) é o novo ingrediente vegan, à base de plantas, que se está a tornar numa alternativa popular ao retinol no combate aos sinais de envelhecimento e não só. Estivemos à conversa com a farmacêutica Iolanda Pereira, que nos explicou tudo, desde a função do bakuchiol e os seus benefícios, à forma como deve ser aplicado. No final, ainda encontra 10 sugestões de produtos com este poderoso ingrediente.
O que é o Bakuchiol e qual a sua função na pele?
"O bakuchiol é um ingrediente proveniente das folhas e sementes da planta babchi (Psoralea corylifolia). Ao longo dos últimos anos, tem sido demonstrada a sua eficácia na ação preventiva e corretiva nos sinais do envelhecimento cutâneo, com resultados promissores na diminuição de rugas. Além disso, é antioxidante e inibidor da produção de melanina, tornando-se interessante como complemento na hiperpigmentação."
Quais as diferenças entre o Bakuchiol e o Retinol?
"Ambos são usados no combate ao envelhecimento cutâneo. Contudo, apesar do bakuchiol ser nomeado como a 'alternativa vegetal' ao retinol e estar envolvido na ativação de alguns genes que o retinol ativa, a sua eficácia relativamente aos sinais de envelhecimento é menor. São promissores, sem dúvida, mas serão necessários mais estudos nesse sentido.
"A principal diferença e interesse no bakuchiol prende-se com diminuição dos efeitos adversos, tipicamente associados ao retinol, como descamação, vermelhidão, prurido e secura. E, portanto, pode ser uma opção interessante para a pele mais sensível. Sabemos ainda que a aplicação de produtos que contenham retinol não é recomendada durante a gravidez, por precaução, uma vez que podem interferir com o crescimento do feto. Ao contrário do bakuchiol, que pode ser aplicado durante a gravidez! Esta será, certamente, uma das principais vantagens do seu uso."
Qual dos dois ingredientes é melhor opção para a pele?
"Depende, do tipo de pele, rotina e tolerância. O bakuchiol é adequado a todos os tipos de pele, mesmo a mais sensível, que não tolere retinóides, daí a sua popularidade no mundo da cosmética."
"O bakuchiol pode ainda ser combinado com rotinas que envolvam ácidos esfoliantes, despigmentantes e retinóides. Ao contrário dos retinóides, não devemos combinar com produtos potencialmente irritantes, como os referidos anteriormente. Se tivermos receio de alguma reação, experimentamos o produto primeiro numa área circunscrita da pele e observamos como se comporta."
Como deve ser aplicado o Bakuchiol?
"Como qualquer creme ou sérum de retinol. Numa primeira abordagem deve ser adicionado à rotina 2x/semana e aumentar gradualmente a sua aplicação. Poderá ser interessante combinar com um creme hidratante, para aumentar a sensação de conforto. E, se aplicado na rotina de dia, combinar sempre com o nosso protetor solar, uma vez que mais de 80% dos sinais de envelhecimento cutâneo advém da exposição solar desprotegida."
Comentários