Sabia que a rosácea pode ser desencadeada pelo consumo de álcool? Por comidas picantes? Por stress e ansiedade? A Miranda reuniu as informações-chave que precisa de saber sobre esta doença de pele, e os produtos que ajudam a combatê-la.

O que é a rosácea?

A rosácea é uma doença de pele bastante comum que se revela através da vermelhidão no rosto e de inflamações, especialmente nas zonas do nariz, bochechas, testa e queixo. Geralmente aparece a pessoas de pele clara, com olhos e/ou cabelos claros, na sua maioria mulheres. Existem pelo menos cinco tipos de rosácea, que podem misturar-se entre si e criar outros tipos. Se desconfia que esteja a sofrer de rosácea, é aconselhado consultar um especialista para determinar o tipo de rosácea que tem e o tratamento adequado.

Como descobrir o seu tipo de pele de uma vez por todas
Como descobrir o seu tipo de pele de uma vez por todas
Ver artigo

Causas da rosácea

Embora a causa oficial seja desconhecida, existem vários factores que podem desencadear ou agravar a doença. Entre eles estão o consumo de alimentos ou bebidas quentes ou picantes, o álcool, temperaturas extremas, exposição ao sol, banhos quentes e saunas, medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos, e stress e ansiedade.

A rosácea tem cura?

Não. No entanto, com os tratamentos apropriados, pode ser controlada e os sintomas diminuídos. Desde a aplicação de determinados ácidos a antibióticos e tratamentos com laser ou luz pulsada, as opções são variadas e devem sempre ser recomendadas por um especialista.

Em termos de cuidados de rosto, existem produtos que, segundo os peritos, podem ajudar a acalmar os sintomas também. Reunimos alguns dos mais populares.

 6 produtos que ajudam a combater a rosácea

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram