Se tem ou já teve caspa no couro cabeludo, sabe o quão incómodo este problema pode ser. Então, se a descamação for numa região mais exposta, como a sobrancelha, o incómodo é ainda maior. Mas, afinal, o que é esta caspa que deixa a sobrancelha vermelha, irritada e a descamar?

O termo correto é dermatite seborreica, ou eczema seborreico, uma doença inflamatória cutânea, não contagiosa e que surge em zonas ricas em glândulas sebáceas (produtoras de óleo).

#Podcast – Conversas com Miranda: vamos falar de dermatite seborreica?
#Podcast – Conversas com Miranda: vamos falar de dermatite seborreica?
Ver artigo

Para perceber melhor as causas que levam ao seu aparecimento, estivemos à conversa com o dermatologista Dr. Paulo Morais, que nos explicou tudo sobre o assunto e qual a melhor forma de solucionar o problema.

Causas da dermatite seborreica na sobrancelha

Antes de mais, é importante esclarecer as principais diferenças entre caspa e dermatite seborreica. A caspa é uma forma não inflamada de dermatite seborreica, restrita ao couro cabeludo. Apresenta-se como manchas descamativas, semelhantes a flocos brancos, dispersas pelo couro cabeludo. Enquanto que a dermatite seborreica pode apresentar inflamação e ocorre nas áreas do corpo com maior quantidade de glândulas sebáceas, como é o caso do rosto, sobrancelhas, couro cabeludo e tronco.

Nos adultos, a dermatite seborreica pode ter um curso crónico, apresentando períodos de melhoria e agravamento. O aparecimento e a gravidade desta doença parecem ser afetados por vários fatores: genética (geralmente ocorre em famílias); alterações hormonais; uso de produtos desadequados; clima seco e frio; falta de sono e stress psicoemocional.

Sintomas comuns de dermatite seborreica na sobrancelha

  • Irritação da pele
  • Descamação seca ou oleosa
  • Manchas ou placas avermelhadas
  • Escamas amareladas ou esbranquiçadas
  • Comichão

Como tratar?

Embora não exista um tratamento curativo, existem opções como champôs, soluções, cremes e pomadas com indicações precisas e diferentes ingredientes ativos antimicrobianos, seborreguladores, antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a controlar os sintomas e sinais da doença.

Fique a conhecer 6 produtos que vão ajudar a aliviar a sensação de desconforto e a restaurar a barreira cutânea:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.