Sabia que a dermatite seborreica é uma inflamação da pele mais frequente nas zonas do corpo com mais glândulas sebáceas? Esta patologia, como muitas outras do foro da dermatologia, é pouco falada e pouco "normalizada" dentro do discurso sobre a pele, seja entre amigos e familiares, seja até em revistas ou sites de informação geral.

#5 Dermatite Seborreica

Por isso mesmo estamos aqui hoje a falar dela, enquadrados nesta temporada de podcasts "Conversas com Miranda", hoje no seu 5º episódio (e último de 2020, tendo regresso marcado para 7 de Janeiro com o tema "Pele Oleosa").

É sobretudo no couro cabeludo, e nas "pregas" do rosto e da cabeça, que a dermatite seborreica pode surgir. Mas também é frequente nas axilas e virilhas. Além de muito incómodo, é inestético e, quando aparece no couro cabeludo, pode confundir-se com a caspa — a verdade é que esta é uma forma mais ligeira, ou inicial, da dermatite. Pode considerar-se um sintoma inicial, mas nem sempre a caspa é sinónimo de uma dermatite seborreica mais gravosa.

Lista de episódios

Às quintas-feiras, na Miranda, no nosso canal de Spotify e no Instagram e Youtube da Ducray.

Psoríase29/Outubro – Rita Machado, Consultora de Comunicação
Manchas 5/Novembro – Dra. Claudia Magro, Farmacêutica
Queda de cabelo12/Novembro – Dr. Rui Oliveira Soares, Dermatologista
Eczema 19/Novembro – Dra. Marta Rodrigues, Farmacêutica
Dermatite Seborreica: 26/Novembro – Dr. Alexandre Catarino, Dermatologista
Pele Oleosa: 7/Janeiro – Jael Correia, Beauty Blogger
Acne: 14/Janeiro – Constança Firmino, Criadora de conteúdos digitais
Caspa: 21/Janeiro – Dra. Joana Grilo, Farmacêutica
Pele Atópica: 28/Janeiro – Dra. Ana Isabel Cordeiro, Pediatra
Cuidados para Crianças: 4/Fevereiro – Dri Gomes, Enfermeira e Criadora de conteúdos

Diagnosticar cedo esta patologia e procurar a solução cosmética mais adequada, seja por conselho médico ou, inicialmente, na farmácia, pode ser o suficiente para evitar que a condição progrida de forma excessiva e que cause maior desconforto ou dano.

Episódio 5 - Vamos falar de dermatite seborreica?

Em conversa com Susana Chaves, diretora da Miranda, o dermatologista Dr Alexandre Catarino explica o que é a dermatite seborreica, uma inflamação da pele que é, na verdade, um tipo de eczema com outras características. Descubra como se pode prevenir, aliviar e lidar com esta condição dermatológica, nesta conversa.

Carregue no play:

A resposta Ducray:

A Ducray, marca dermocosmética disponível em farmácia e parafarmácia, sugere os seguintes cuidados para a pele com tendência a dermatite seborreica:

O próximo episódio é no dia 7 de janeiro de 2021, com o tema "Pele Oleosa". Stay tuned!

O objetivo da primeira temporada de 10 episódios do podcast "Conversas com Miranda", conduzidos por Susana Chaves, diretora da Miranda, foi desmistificar e esclarecer dúvidas associadas a vários problemas ou patologias comuns. Assista às conversas, em vídeo ou em áudio, com especialistas em dermatologia, pediatria, enfermagem e farmácia – mas também com pessoas a quem algumas destas questões afetaram ou ainda afetam.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda