Um dos primeiros, ou principais, sintomas do eczema é a desidratação da pele, provocada pela degradação da barreira cutânea, causa direta desta patologia. Não estando relacionado com as alergias, o eczema pode surgir em qualquer altura da vida, seja nos adultos ou nas crianças, espoletado por fatores externos, como as mudanças de temperatura, mas não só.
Tal como com outros problemas de pele, as opções para o tratamento, tanto em gabinete médico como em farmácia e parafarmácia, aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Tanto no diagnóstico como nas formulações cada vez mais avançadas, já é possível prevenir e tratar eficazmente o eczema, por forma a recuperar um alívio e uma qualidade de vida outrora muito limitados com o que estava ao alcance da maioria das pessoas.
A mensagem mais importante a reter é a de que um diagnóstico e uma ação rápida sobre os sintomas podem ajudar a uma recuperação rápida. O que, quer no caso das crianças como no dos adultos, é uma mais-valia para evitar consequências como noites mal dormidas, prurido e incómodo constante ao longo do dia. Procure sempre conselho junto do seu médico ou farmacêutico.
Episódio 4 - Vamos falar de eczema?
Em conversa com Susana Chaves, diretora da Miranda, a farmacêutica Dra. Marta Rodrigues partilhou os seus conhecimentos sobre o eczema. Dos principais sintomas, identificação da patologia, até ao que se pode — e deve — fazer para combater e aliviar este problema de pele que tanto incomoda crianças como adultos, a farmacêutica deixou uma mensagem positiva e de esperança. Carregue no play para ver e ouvir o episódio:
A resposta Ducray:
A Ducray, marca dermocosmética disponível em farmácia e parafarmácia, sugere os seguintes cuidados para o eczema:
O próximo episódio é já na próxima quinta-feira, dia 26 de Novembro, com o tema "Dematite Seborreica". Stay tuned!
O objetivo da primeira temporada de 10 episódios do podcast "Conversas com Miranda", conduzidos por Susana Chaves, diretora da Miranda, é o de desmistificar e esclarecer dúvidas associadas a vários problemas ou patologias comuns. Assista às conversas, em vídeo ou em áudio, com especialistas em dermatologia, pediatria, enfermagem e farmácia – mas também com pessoas a quem algumas destas questões afetaram ou ainda afetam.
Comentários