A pele atópica ou dermatite atópica aparece por norma nos primeiros anos de idade de uma criança. É raro esta condição surgir na idade adulta mas, por outro lado, é possível ter a patologia sem a manifestação de sintomas. Nos bebés, os principais sintomas surgem no rosto e nas pregas sob a forma de vermelhidão e sensação de prurido mas também podem surgir em qualquer zona do corpo. As manifestações e a aparência diferem dos adultos para as crianças.
Nos bebés e crianças, a patologia tem um enorme impacto para os próprios e para as famílias: o incómodo provoca comichão, choro, noites mal dormidas tanto para os pais como para os filhos, resultando num ciclo difícil de quebrar e gerir. A pediatra dra Ana Isabel Cordeiro, habituada a receber estes casos em consultório, conversou connosco sobre como se podem identificar os primeiros sintomas, como gerir a patologia no decorrer da sua fase ativa e de que forma a cosmética avançada em farmácia pode contribuir para tratar pontualmente ou de forma continuada, a pele atópica.
Episódio 9 - Vamos falar de pele atópica?
Carregue no play:
A resposta Ducray:
A Ducray, marca dermocosmética disponível em farmácia e parafarmácia, sugere os seguintes cuidados para pele atópica:
O próximo episódio é no dia 4 de fevereiro de 2021, com o tema "Cuidados de crianças". Stay tuned!
A primeira temporada de 10 episódios do podcast "Conversas com Miranda", conduzidos por Susana Chaves, diretora da Miranda, é desmistificar e esclarecer dúvidas associadas a vários problemas ou patologias comuns. Assista às conversas, em vídeo ou em áudio, com especialistas em dermatologia, pediatria, enfermagem e farmácia e com pessoas afetadas por algumas destas questões.
Comentários