A cada ano que passa, as tendências de skincare continuam a evoluir, refletindo não só o desejo por uma pele mais saudável e radiante, mas também a crescente procura pela sustentabilidade e bem-estar. Em 2023, assistimos aos  avanços na tecnologia de Beleza, com os dispositivos de luzes led, microcorrente, entre outros, ao skin cycling e trocámos as rotinas maximalistas por rotinas minimalistas. Agora, o que podemos esperar de 2024? Conheça as previsões para os próximos 365 dias.

1. Adeus, manchas! Este é o ano de controlar a pigmentação

São vários os motivos que podem causar manchas/pigmentação na pele e até encontrar o tratamento ideal, a caminhada pode ser longa. Neste novo ano, podemos esperar o lançamento de novos produtos com ingredientes poderosos que tratam a pigmentação de forma rápida e eficaz, como por exemplo, o ácido kójico, ácido azelaico e tiamidol. Fique atenta!

2. Neurocosméticos: a relação entre a pele e a mente

Há quem acredite que a pele e o bem-estar mental andam de mãos dadas. É por isso que a Beleza se está a tornar cada vez mais ampla e a criar conceitos como a psicodermatologia (estuda a ligação entre a mente e as doenças da pele) e a neurocosmética. Veremos mais tratamentos focados na conexão cérebro-pele e o uso de cosméticos passa a incorporar experiências sensoriais, capazes de reduzir o stress e a ansiedade e melhorar o nosso bem-estar.

Menos cafeína e mais verduras: conheça as tendências de bem-estar para 2024
Menos cafeína e mais verduras: conheça as tendências de bem-estar para 2024
Ver artigo

3. Patches, patches e mais patches

Quem não adora um bom patch? São um tratamento rápido, prático e eficaz. Em 2024, espera-se que estes cuidados com a pele evoluam ainda mais. Patches solares, de bem-estar, aromaterapia e até patches antirrugas são alguns dos exemplos de tratamentos que podem surgir.

4. Um novo olhar sobre os procedimentos estéticos

Com o crescimento das clínicas de estética, veremos um aumento no segmento de procedimentos estéticos, desde equipamentos inovadores a tratamentos injetáveis. A verdade é que há cada vez mais curiosidade e procura pela medicina estética com o objetivo de renovar a aparência e obter resultados naturais.

5. Cuidar do couro cabeludo também é cuidar da pele

O couro cabeludo é uma extensão da pele do nosso rosto, mas ainda há muita gente que não dá a mesma atenção. Não há necessidade de fazer uma rotina de 10 passos como no skincare, mas incluir um ou dois produtos nos cuidados capilares já faz toda a diferença. Em 2024 as marcas vão apostar cada vez mais na esfoliação química, que é benéfica para remover as impurezas e o excesso de oleosidade no couro cabeludo, contribuindo também para um cabelo mais saudável e brilhante.

6. Priorizar a pele cansada e stressada

Estudos comprovam que o stress pode manifestar-se na pele na forma de inflamação, erupções cutâneas, vermelhidão, secura e oleosidade e até mesmo em agravamento de doenças como como eczema e psoríase. E depois dos duros anos que atravessamos, a indústria da Beleza está cada vez mais consciência do impacto que o stress e a ansiedade têm na pele. Em 2024, não veremos apenas uma maior consciencialização por parte das marcas, como mais produtos comercializados para "peles cansadas e stressadas".