![Depila-se com lâmina? Descubra se está ou não a cometer um pecado na Beleza](/assets/img/blank.png)
Nos dias que correm, com os avanços no mundo da Beleza e da Estética, temos ao nosso dispor uma escolha alargada de procedimentos e aparelhos depilatórios. A lâmina é um dos mais antigos e, por vezes, o primeiro contacto que temos com a remoção dos pêlos. Vista, por alguns, como uma atrocidade na Beleza, a verdade é que é nela que confio de vez em quando. Mas estarei eu a alterar o crescimento natural do pêlo e a prejudicar, consequentemente, a saúde da minha pele? Impulsionada por esta minha inquietude, abordei o dermatologista Bernardo Pimentel para que responda a algumas das minhas questões sobre a depilação com lâmina.
Durante anos a fio, ouvi sempre dizer que tirar pêlos com lâmina é errado. Será mesmo verdade? O dermatologista Bernardo Pimentel diz que é mito: "Não é contra-indicado fazer a depilação com lâmina. Não altera a espessura, a cor ou a rapidez com que o pêlo cresce." No entanto, o que acontece na depilação com lâmina é que "o pêlo fica com uma ponta 'reta', que depois pode dar a impressão de que está mais espesso ou até mais escuro", acrescenta.
De forma a que a depilação com a lâmina seja feita com sucesso, há uma direção que deve ser tida em conta: "A depilação, ou o barbear, deve ser sempre feita no sentido do pêlo para evitar possíveis complicações, nomeadamente foliculites ou pseudofoliculites."
À questão se há um limite de vezes em que a lâmina deve ser passada na pele, a resposta foi clara: "Não existe um número limites de passadas", reforçando a ideia de que existem peles menos tolerantes e com mais sensibilidade, o que depende depois de pele para pele.
Como em qualquer outro método depilatório, o dermatologista diz que o pêlo pode "encravar", revelando que "o que tem menos risco será a depilação a laser, que previamente até requer que se faça depilação com lâmina."
De acordo com o dermatologista Bernardo Pimentel, há alguns cuidados a ter aquando da depilação com lâmina:
- Esticar a pele nas zonas de prega.
- Não depilar se a pele estiver irritada/sensibilizada.
- Higienizar a área, porque a lâmina pode criar micro-agressões na pele.
- Após a depilação, limpar a zona e colocar emolientes, reforçando a barreira cutânea.
Comentários