Se a pele bronzeada continua a ser tendência? Claro que sim! Especialmente quando se aproxima o verão e queremos usar roupas mais frescas e reduzidas. Nas décadas de 80, 90 e início 2000, a cultura do bronze foi exaltada e muitos (e assustadores) eram os métodos utilizados para conseguir uma pele mais morena possível. Desde os painéis refletores que se viam em muitos filmes e séries das épocas, à utilização de óleos bronzeadores e há até quem colocasse Coca-Cola na pele. Sim, Coca-Cola.
A exposição solar é um dos grandes inimigos da pele, sendo o agente externo que mais e mais rápido envelhece a pele, ressecando-a e promovendo o aparecimento de rugas e manchas difíceis de eliminar. Já para não falar, claro, do aumento do risco de vir a desenvolver cancro de pele, sendo o melanoma o mais comum, e que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. E sendo maio, o mês para a sensibilização do melanoma cutâneoé quase irónico que tenham surgido duas campanhas publicitárias de Beleza e moda - da Fenty Beauty e da Jacquemus -, cuja imagem principal é o escaldão na pele.
Recordo-me de que ainda não há muito tempo (era ainda adolescente) e havia quase uma competição entre os jovens para ver quem ficava mais moreno, num menor espaço de tempo possível. Claro que isso se traduzia nuns belos escaldões pela época balnear e que, embora soubéssemos de que era prejudicial à saúde da nossa pele, não havia ainda uma consciencialização dos verdadeiros riscos para esta "brincadeira". Afinal de conta, só queríamos seguir os padrões de Beleza.
Com a ajuda dos meios de comunicação, influenciadores de Beleza e comunicação das marcas, a importância da proteção solar foi ganhando cada vez mais força e, hoje em dia, é já um gesto obrigatório nas rotinas de pele diárias de muitas mulheres e homens. Todos querem evitar, não só o envelhecimento prematuro da pele, como o surgimento de complicações mais sérias.
E, é por essa razão, que as campanhas da Fenty Beauty e Jacquemus parecem de certa forma descabidas. Claro que percebemos o conceito por detrás da identidade visual, talvez uma inspiração nos anos 90, mas a verdade é que com seguidores cada vez mais informados e sem medo de clicar no "comentar", não seria de esperar outra coisa que não as reações lidas nas caixas de comentários de ambas as marcas.
"Escaldão como estratégia de marketing não é ok", "Não vai parecer um bom anúncio quando estas modelos tiverem cancro de pele" ou "Frita agora, paga depois #cancrodepele" foram alguns dos comentários feitos nas publicações de ambas as marcas e que traduzem o descontentamento dos seguidores em relação às respetivas campanhas. Vivendo numa cultura de cancelamento, em que qualquer mal entendido pode ditar o destino de marcas e personalidades, esperemos que este tenha sido apenas uma má estratégia de marketing que não se irá repetir.
Ok, mas eu adoro ter a pele morena e não me vejo de outra forma no verão. Como posso conseguir o tom bronzeado sem apanhar sol? Primeiro, pode apanhar sol. Deve é fazê-lo de forma consciente, evitando as horas de maior radiação solar, reduzindo o tempo de exposição, aplicando e reaplicando protetor solar e ir alternando com a sombra. Mas a forma mais segura de conseguir o tom perfeito é mesmo utilizando autobronzeadores. Não faltam opções no mercado - em creme, espuma, bruma ou gotas bronzeadoras - para que encontra o seu favorito. Pode encontrar algumas sugestões, aqui.
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