Se a pele bronzeada continua a ser tendência? Claro que sim! Especialmente quando se aproxima o verão e queremos usar roupas mais frescas e reduzidas. Nas décadas de 80, 90 e início 2000, a cultura do bronze foi exaltada e muitos (e assustadores) eram os métodos utilizados para conseguir uma pele mais morena possível. Desde os painéis refletores que se viam em muitos filmes e séries das épocas, à utilização de óleos bronzeadores e há até quem colocasse Coca-Cola na pele. Sim, Coca-Cola.

A exposição solar é um dos grandes inimigos da pele, sendo o agente externo que mais e mais rápido envelhece a pele, ressecando-a e promovendo o aparecimento de rugas e manchas difíceis de eliminar. Já para não falar, claro, do aumento do risco de vir a desenvolver cancro de pele, sendo o melanoma o mais comum, e que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. E sendo maio, o mês para a sensibilização do melanoma cutâneoé quase irónico que tenham surgido duas campanhas publicitárias de Beleza e moda - da Fenty Beauty e da Jacquemus -, cuja imagem principal é o escaldão na pele. 

Fenty Beauty e Jacquemus quiseram trazer o escaldão de volta e iam sendo cancelados
Fenty Beauty e Jacquemus quiseram trazer o escaldão de volta e iam sendo cancelados Campanha de verão da Fenty Beauty @fentybeauty

Recordo-me de que ainda não há muito tempo (era ainda adolescente) e havia quase uma competição entre os jovens para ver quem ficava mais moreno, num menor espaço de tempo possível. Claro que isso se traduzia nuns belos escaldões pela época balnear e que, embora soubéssemos de que era prejudicial à saúde da nossa pele, não havia ainda uma consciencialização dos verdadeiros riscos para esta "brincadeira". Afinal de conta, só queríamos seguir os padrões de Beleza.

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Com a ajuda dos meios de comunicação, influenciadores de Beleza e comunicação das marcas, a importância da proteção solar foi ganhando cada vez mais força e, hoje em dia, é já um gesto obrigatório nas rotinas de pele diárias de muitas mulheres e homens. Todos querem evitar, não só o envelhecimento prematuro da pele, como o surgimento de complicações mais sérias.

E, é por essa razão, que as campanhas da Fenty Beauty e Jacquemus parecem de certa forma descabidas. Claro que percebemos o conceito por detrás da identidade visual, talvez uma inspiração nos anos 90, mas a verdade é que com seguidores cada vez mais informados e sem medo de clicar no "comentar", não seria de esperar outra coisa que não as reações lidas nas caixas de comentários de ambas as marcas.

Fenty Beauty e Jacquemus quiseram trazer o escaldão de volta e iam sendo cancelados
Fenty Beauty e Jacquemus quiseram trazer o escaldão de volta e iam sendo cancelados Campanha de verão Jacquemus @jacquemus

"Escaldão como estratégia de marketing não é ok", "Não vai parecer um bom anúncio quando estas modelos tiverem cancro de pele" ou "Frita agora, paga depois #cancrodepele" foram alguns dos comentários feitos nas publicações de ambas as marcas e que traduzem o descontentamento dos seguidores em relação às respetivas campanhas. Vivendo numa cultura de cancelamento, em que qualquer mal entendido pode ditar o destino de marcas e personalidades, esperemos que este tenha sido apenas uma má estratégia de marketing que não se irá repetir.

Ok, mas eu adoro ter a pele morena e não me vejo de outra forma no verão. Como posso conseguir o tom bronzeado sem apanhar sol? Primeiro, pode apanhar sol. Deve é fazê-lo de forma consciente, evitando as horas de maior radiação solar, reduzindo o tempo de exposição, aplicando e reaplicando protetor solar e ir alternando com a sombra. Mas a forma mais segura de conseguir o tom perfeito é mesmo utilizando autobronzeadores. Não faltam opções no mercado - em creme, espuma, bruma ou  gotas bronzeadoras - para que encontra o seu favorito. Pode encontrar algumas sugestões, aqui.