Alguma vez sentiu que a sua pele do rosto, após o contacto com um produto de skincare, ficou vermelha, irritada e com algum ardor? Se a resposta for sim, então é possível que esteja perante uma reação alérgica - e agora?

Na realidade, nenhuma pele está livre de fazer alergia a um produto, nem mesmo aquelas que não sofrem com sensibilidade. Existem certos componentes presentes nos cosméticos que provocam a irritação na pele, levando-a a defender-se através de uma inflamação dos tecidos para evitar a absorção do produto.

Cada pele é única e, como tal, cada uma reage à sua maneira. Porém, é importante conhecer os cuidados específicos para que a pele volte ao seu estado normal. Conversámos com a dermatologista Dra Ana Nogueira para saber como devemos agir em situações de alergia a um produto.

Vou experimentar um produto novo - o que fazer?

"Não é obrigatório fazer um teste na pele de cada vez que aplicamos um novo produto de skincare", afirma a especialista. Contudo, caso tenhamos uma pele especialmente reactiva será mais prudente experimentar o novo produto numa pequena área, durante alguns dias, para averiguar a tolerância. "Pessoas com pele mais reactiva deverão evitar alguns tipos de ingredientes ou começar a usá-los de forma muito progressiva, como é o caso dos retinóides tópicos, do ácido salicílico ou o ácido glicólico."

Quais os principais sinais de uma reação alérgica?

"A intolerância a um produto de skincare manifesta-se normalmente com eritema (pele vermelha), com prurido (comichão) ou sensação de queimor ou picada, eventualmente com pequenas pápulas (zonas elevadas da pele) e nos casos mais graves até com bolha."

"Este tipo de reacções podem ser alérgicas ou irritativas (há cosméticos que pela sua natureza mais abrasiva e renovadora originam reacções irritativas com mais facilidade)"

Fiz uma reação alérgica - e agora?

"Mal sinta desconforto na pele, deverá lavar a pele com água. Poderá aplicar um spray de água termal para apaziguar e aplicar um creme calmante de formulação minimalista. Os casos que não resolvam com este tipo de medidas deverão ser orientados por um dermatologista", alerta.

Fique a conhecer 10 produtos calmantes específicos para peles sensíveis e reativas:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.