É nesta altura, quando o verão termina e começamos a olhar para a nossa pele com mais atenção, que notamos o aparecimento de manchas, uma das consequências mais comuns da exposição excessiva ao sol. Apesar de ser um dos principais fatores, são vários os motivos que resultam na hiperpigmentação da pele.
O melhor cuidado é a prevenção e, para isso, é fundamental ter os produtos de fotoproteção adequados e incluir ingredientes despigmentantes na rotina de skincare. Independentemente do seu tipo de manchas, a La Roche-Posay tem a resposta: o Anthelios Creme Anti-Hiperpigmentação FPS50+ Com Cor e o Sérum Pure Niacinamide 10. O que têm em comum estes dois cuidados ? A niacinamida, um dos ativos despigmentantes com maior eficácia comprovada contra as manchas na pele.
Porque é que aparecem as manchas na pele?
As manchas na pele são um problema estético que afeta pessoas de todas as idades e com diferentes tipos de pele. A exposição solar, a genética, as alterações hormonais, o fotoenvelhecimento e o envelhecimento natural, são tudo fatores que podem levar ao aparecimento de manchas escuras na pele.
Niacinamida no tratamento das manchas na pele
Também conhecida como vitamina B3, a niacinamida tornou-se um ingrediente popular nos produtos de cuidados da pele, devido aos seus múltiplos benefícios. Não só ajuda a melhorar a função de barreira da pele, como reduz a inflamação e a produção de sebo, e aumenta a produção de colagénio, com resultados demonstrados na redução de manchas escuras ou hiperpigmentação na pele.
Em termos da sua eficácia no tratamento de manchas de gravidez e manchas solares, a niacinamida mostrou ser capaz de reduzir a produção de melanina, o pigmento responsável pelas manchas na pele.
Como evitar as manchas na pele?
Utilizar um protetor solar com FPS elevado
A utilização de um protetor solar, com um fator de proteção solar de largo espetro, é essencial para proteger a pele dos danos causados pela radiação UV e prevenir o aparecimento de manchas na pele. A La Roche-Posay dispõe de protetores solares formulados com tecnologia de ponta e adequados para diferentes tipos de pele. O Anthelios Creme Anti-Hiperpigmentação FPS50+ Com Cor é um deles. Como preventivo e, para evitar que as manchas ocorram, aconselhamos a utilização do Anthelios UVMune400, fluido invisível, que deverá ser aplicado diariamente, ao longo do ano.
Este protetor solar tem um fator de proteção solar de FPS50+ e possui a tecnologia CELLOX-B3 TECH, com Mexoryl XL, o que o torna um dos cremes solares mais potentes contra os raios UVB e UVA. Também ajuda a prevenir o aparecimento de manchas e descolorações na pele, isto porque entre os seus ingredientes conta-se a poderosa niacinamida.
De textura em creme e disponível em dois tons, contém pigmentos que ajudam a corrigir as manchas existentes na pele, proporcionando um tom uniforme de alta cobertura e uma aparência mais radiante.
Como aplicar: para utilização diária, aplique na pele limpa, no final da rotina de cuidados da pele. Evite a zona dos olhos.
Utilizar ingredientes despigmentantes
Os despigmentantes são substâncias que ajudam a reduzir a produção de melanina na pele, revelando-se úteis para reduzir o aparecimento de manchas escuras ou hiperpigmentação. Alguns dos despigmentantes mais comuns são o ácido kójico, o ácido ascórbico, o ácido glicólico e o ácido lático. Porém, a niacinamida pode ser uma alternativa mais suave a alguns dos despigmentantes mais fortes, tornando-a ideal para pele sensível.
O Sérum Pure Niacinamide 10 contém uma elevada concentração (10%) de niacinamida pura, capaz de reduzir a visibilidade das manchas e marcas, uniformizando o tom da pele. Além disso, este sérum também pode ajudar a melhorar a barreira cutânea, o que permite reduzir a inflamação e a irritação, e ajudar a prevenir a formação de novas manchas.
De textura hidratante e de rápida absorção, com um acabamento confortável e não oleoso.
Como aplicar: no rosto, decote e mãos, de manhã e à noite.
Comentários