Não existem fórmulas mágicas para combater o envelhecimento da pele, mas existem formas fáceis, práticas e reais de conseguir prevenir os seus efeitos, como por exemplo, ingerir alimentos ricos em colagénio.

O segredo para a pele lisa e firme de Jennifer Aniston está neste colagénio em pó (em promoção)
O segredo para a pele lisa e firme de Jennifer Aniston está neste colagénio em pó (em promoção)
Ver artigo

O colagénio é a proteína mais abundante no corpo humano, é ela que sustenta os órgãos internos e une cartilagens, músculos e ossos. Com o avançar dos anos vai diminuindo, surgindo então as rugas, linhas de expressão, falta de elasticidade e luminosidade da pele.

Não é à toa que, nos últimos anos, o colagénio ganhou popularidade como suplemento nutricional e em produtos de Beleza. Afinal, é a proteína que evita o envelhecimento precoce, mantendo a pele firme, luminosa e hidratada. É por isso que introduzir alimentos ricos em colagénio ou que contribuem para a sua produção, na nossa alimentação, pode ser a solução para adiar as rugas e a flacidez. Veja quais.

Carne vermelha

Para quem é fã de carne não deverá ser difícil incluí-la na alimentação. A carne vermelha é rica em colagénio, encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos da carne bovina, vitela e suína.

Frango

Também as carnes brancas, como o frango e o peru são excelentes fontes de colagénio. As maiores quantidades  encontram-se principalmente na cartilagem e nos ossos, especialmente no pescoço e nos pés de frango que são ricas nessa proteína. Se forem fervidos, guarde o caldo, pois é um concentrado de colagénio e aminoácidos.

Salmão

Os peixes gordos como o salmão, cavala e enguia são os mais ricos em colagénio, que é encontrado, principalmente, na pele, espinhas e cartilagens. Além disso, o colagénio também pode ser encontrado noutras espécies marinhas sem ossos e espinhas, como polvo, camarão e lula.

Claras de ovos

É fã de omeletes? Mesmo que não seja fonte direta de colagénio, o ovo, e principalmente a clara, são ricos em prolina e glicina, aminoácidos essenciais para a correta produção de colagénio no nosso organismo.

Cebola e alho

Há quem ame e há quem odeie estes dois ingredientes, mas a verdade é que ambos trazem grandes benefícios. Tanto a cebola como o alho contêm enxofre, um mineral que contribui para a produção de colagénio.

Gelatina

Sim, é verdade. A gelatina é uma boa fonte de colagénio porque é composta quase em 90% por proteína animal, proveniente dos ossos e cartilagens, ajudando a diminuir a flacidez da pele, além de fortalecer os ossos e as articulações.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é uma grande aliada na prevenção de rugas e linhas de expressão, pois estimula a produção de colagénio. Por isso, também é importante ingerir regularmente alimentos fortes em Vitamina C, como os frutos cítricos - laranja, tangerina, abacaxi, limão e kiwi.

Batata doce

Pelo seu teor em vitamina C, a batata doce também ajuda a estimular a produção de colagénio.

Já agora, conheça também 10 cremes potenciadores de colagénio para incluir na sua rotina de skincare:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.