Diz-se que uma tatuagem é para sempre. Ou melhor, dizia-se. A tatuagem impulsiva feita com 18 anos às escondidas dos pais, as iniciais do ex-namorado ou os caracteres chineses ou árabes que nem está certa do que dizem, todos esses "erros" podem agora ser eliminados facilmente.

De Angelina Jolie a Johnny Depp: 25 famosos que adoram tatuagens
De Angelina Jolie a Johnny Depp: 25 famosos que adoram tatuagens
Ver artigo

Podemos agradecer ao laser que permite apagá-los da nossa memória e da nossa pele. E será que funciona assim tão bem? E para além disso, dizem que dói horrores. Mas será mesmo assim? Se está a pensar remover uma (ou várias) tatuagem(ns), este é o guia completo que tem de conhecer. Estivemos à conversa com Marta Patrício, Coordenadora dos Centros Tattoo Clinic, que vem responder a todas as questões sobre como remover uma tatuagem para esclarecer todas as dúvidas. Continue a ler para saber tudo.

Em primeiro lugar, porquê que é possível remover uma tatuagem quando se diz "ser para sempre"?

O termo "para sempre" era muito utilizado quando se fazia uma tatuagem antigamente. Há muitos anos atrás era impossível eliminar uma tatuagem totalmente sem marcas. Atualmente, com o desenvolvimento de novas tecnologias laser, passou a ser possível a remoção de tatuagens de forma eficaz e segura, conseguindo-se bons resultados sem marcas na pele.

Em que consiste o procedimento?

A tecnologia utilizada para a remoção de tatuagens é a laser. Esta caracteriza-se por ser um processo seletivo, que aplicado sobre a tinta da tatuagem a fragmenta em partículas de menores dimensões, que depois são eliminadas diariamente pelo metabolismo da própria pessoa. Por este motivo, em geral a remoção de uma tatuagem é um processo lento, que poderá levar vários meses ou até anos até ser concluído.

É possível remover uma tatuagem na totalidade? Quais os fatores que determinam a possibilidade e o sucesso na remoção de uma tatuagem?

Sim, é possível. Contudo, a remoção completa poderá não ocorrer em todas as tatuagens. A cor da tatuagem, a técnica de execução da mesma, a profundidade a que a tinta foi instalada na pele, o número de camadas de tinta existentes, são fatores que podem condicionar a remoção de uma tatuagem a 100%.

Tatuagens multicoloridas, que são cover-up de outras ou cuja técnica de execução foi muito impactante na pele, em alguns casos podem não ser possíveis de eliminar completamente. É por isso fundamental que os interessados no processo realizem um diagnóstico inicial para que possam ser orientados em relação ao processo e lhes seja fornecida informação do clareamento expectável no seu caso.

É possível remover tatuagens sobrepostas, por exemplo, quando são "tapadas"?

Sim, é possível. No entanto, na maioria dos casos, o processo poderá ser mais demorado quando existem duas ou mais tatuagens no mesmo local.

A remoção de tatuagens pode ser feita em qualquer tipo de pele, incluindo as mais sensíveis?

A remoção a laser é aplicável em qualquer fotótipo de pele, inclusive em peles mais sensíveis. Há, no entanto, algumas patologias do foro dermatológico, que podem ser condicionantes à realização do tratamento.

As tatuagens nas mãos desbotam mais rápido? Uma tatuadora explica-nos tudo sobre esta tendência
As tatuagens nas mãos desbotam mais rápido? Uma tatuadora explica-nos tudo sobre esta tendência
Ver artigo
Vai existir algum tipo de marca ou cicatriz quando o procedimento estiver completo?

Atualmente é possível remover tatuagens sem cicatrizes. No entanto, para que se obtenha uma pele íntegra no final é necessário que o tatuador que realizou a tatuagem não tenha deixado lesões na pele evidentes e que as pessoas recorram a centros - como é o nosso caso -, com tecnologia certificada de última geração e com profissionais habilitados e com vasta experiência que garantam a segurança do tratamento.

No entanto, infelizmente, cada vez mais existem locais que realizam o procedimento de remoção a laser sem tecnologias a laser adequadas e com pouca experiência, que para além de não conseguirem eliminar por completo tatuagens promovem lesões graves na pele dos pacientes.

Há locais do corpo em que não é possível eliminar uma tatuagem?

Quase todas as zonas são possíveis de eliminar uma tatuagem, com exceção da zona ocular e genital.

Existem cores e/ou pigmentos mais difíceis de apagar que outros ou mesmo impossíveis?

Em geral, quanto mais clara é a cor, mais difícil a sua remoção. No entanto, devido ao vasto investimento em tecnologias de última geração, conseguimos remover grande parte dos pigmentos que são classificados como muito difíceis, como por exemplo os de cor azul, verde ou roxa. Ainda assim, pigmentos de cor branca ou amarela, são ainda um desafio, até mesmo para nós.

Quanto tempo pode demorar o processo de remoção de uma tatuagem?

A duração do processo é muito variável, pois depende de vários fatores: qualidade da tinta usada, quantidade aplicada, tipo de execução da tatuagem, profundidade a que o pigmento foi colocado na pele, cor do pigmento, metabolismo do paciente, entre outros fatores. Não existe um número médio de sessões, mas como entre tratamentos o intervalo é de pelo menos um mês, quase sempre a remoção completa de uma tatuagem exige bastante tempo e paciência por parte de quem procura este serviço.

Tattoos: 15 inspirações que nos fazem querer tatuar os braços
Tattoos: 15 inspirações que nos fazem querer tatuar os braços
Ver artigo
Quão doloroso pode ser este processo?

Em geral, os clientes indicam que o processo de remover uma tatuagem é similar a fazer uma. No entanto, o desconforto está muito dependente da sensibilidade da pessoa e da própria tatuagem. Para os mais sensíveis podem ainda ser aplicados anestésicos. Se tivesse de destacar zonas mais dolorosas, diria sem sombra de dúvida: mãos e pés.

Que cuidados se deve ter com a pele na região da tatuagem durante o processo de remoção?

Nas nossas clínicas estabelecemos um protocolo de tratamento personalizado caso a caso, para garantir a correta regeneração da área tratada. Em geral, são prescritos cremes a aplicar na zona alvo de tratamento e indicados outros cuidados, como por exemplo, evitar-se a exposição solar ou a fontes de calor, imediatamente após o tratamento.

Todo o processo e passos são iguais na pele negra? Se não, quais as diferenças?

O processo de tratamento é similar em peles negras, sendo de destacar que fototipos de pele mais altos, como é o caso, são mais sensíveis e susceptíveis a marcas e cicatrizes. Assim sendo, nestes casos é ainda mais importante que os clientes procurem centros com vasta experiência em remoção a laser e com tecnologias de última geração adaptados a peles mais escuras.

Qual o intervalo de valores para remover uma tatuagem?

Na Tattoo Clinic os preços por sessão dependem da área e da cor da tatuagem. Para tatuagens negras, por exemplo, o valor mínimo por sessão é de 100 euros e entre 50cm2 a 150 cm2 de área o custo por sessão é já de 160 euros. Para tatuagens de área superior, ou multicoloridas, o custo por sessão terá sempre de ser orçamentado diretamente num dos nossos centros.