Uma das palavras mais engraçadas, para mim, em Portugal é rabo. Nós, brasileiros, dizemos bunda, bumbum (fofo), nádegas, derrière, até traseiro, mas quase nunca rabo. Rabo é de animal. É claro que, vez ou outra, ouve-se um rabo ou “raba”, mas sempre num contexto de brincadeira. Eu sou do Rio de Janeiro e, ao menos lá, rabo tem uma conotação levemente ofensiva.

Por isso, toda vez que ouço rabo cá, a minha primeira reação é o silêncio. Justo eu, que tenho o perfeito estereótipo da brasileira com o “rabo” grande. Eis que neste último mês recebi muitas mensagens divertidas a perguntar se “o rabo da Anitta era real ou filtro?” É que a cantora conquistou o primeiro lugar entre os 200 hits mais tocados no mundo na plataforma de streaming Spotify, com 'Envolver' – e foi a primeira artista brasileira a fazê-lo. O hit, em espanhol, foi lançado no dia 11 de novembro do ano passado, mas viralizou no TikTok recentemente uma coreografia inspirada no videoclip e o single chegou a ser o 10º mais popular da aplicação.

#Tropicaleza: skincare para os glúteos, a nova aposta de cuidados da pele da brasileira
#Tropicaleza: skincare para os glúteos, a nova aposta de cuidados da pele da brasileira créditos: @anitta

Eis que o mundo observou em close up a bunda da Anitta, ou melhor, o rabo da Anitta. E realmente, minha gente, é um exemplar sem falhas. Coincidentemente – ou não – a indústria de skincare brasileira tem um novo foco: o bumbum.

E a indústria sempre acompanha as tendências. Como na rotina de cuidados com a pele, o skincare de corpo tem crescido exponencialmente. De acordo com a agência de pesquisa de mercado Mintel, 33% dos adultos norte-americanos dizem que estão a usar produtos corporais com mais frequência do que há um ano. Este interesse tem sido categorizado como “skinificação”, que nada mais é do que conferir às outras partes do corpo o mesmo cuidado que se tem com a pele facial.

O número de produtos criados especificamente para atender as necessidades dos glúteos já começa a tomar conta das prateleiras de Beleza no Brasil, corroborados pelo boom do cuidado da pele durante a pandemia e a consequente expansão dos cuidados não apenas ao rosto, mas para todo o corpo – lembra do skintimate que eu já tinha escrito em janeiro?

Pois bem, com o home office e as maratonas na Netflix, as muitas horas sentadas causam falta de circulação na região e impactam na condição da pele. Foliculite e o aumento da acne nos glúteos passaram a ser algumas das questões.

A pensar nisso, O Boticário acompanhou a tendência e adiantou-se no Brasil, com o lançamento, no início deste ano, da linha Cuide-se Bem Pessegura, que inclui uma Máscara de Bumbum de Pêssego. O creme vegan ainda não foi lançado em Portugal, mas pode ser que chegue ainda esse ano (#cantwait). A fórmula contém niacinamida e ácido salicílico, e promete deixar a pele dos glúteos macia, hidratada e iluminada, além de uniformizar a textura da pele, aliviar o desconforto causado por pelos encravados, depilação e borbulhas, e também reduz e evita a acne e pelos encravados da zona em até 10 dias.

#Tropicaleza: skincare para os glúteos, a nova aposta de cuidados da pele da brasileira
#Tropicaleza: skincare para os glúteos, a nova aposta de cuidados da pele da brasileira

Além de produtos e versões em creme tem até máscaras de tecido para as nádegas. A Kiss New York, por exemplo, foi uma das primeiras com a oferta no Brasil. A sheet mask tem uma fórmula enriquecida com colagénio, ácido hialurónico e extrato de pêssego, para uma ação firmadora na zona. O que vale ressaltar em todas as campanhas dos lançamentos é a proposta inclusiva e representativa para todos os tipos de "rabo". Tanto O Boticário como a Kiss New York fazem isso muito bem.

DICA

Ficou a pensar em como pode cuidar do seu derrière? É mais fácil do que imagina.

  1. A esfoliação será uma das etapas mais cruciais nos cuidados da pele da bunda. Mas não exagere, faça uma a duas vezes por semana.
  2. Comece já no duche, com água fria a morna.
  3. Como a pele do corpo costuma ser mais seca, veja se o seu sabonete é suave. Se não for, troque por um ou por um óleo de duche.
  4. Todos os dias, use loções e cremes hidratantes. O momento ideal para aplicá-los é logo após o banho, com a pele húmida, pois a absorção será maior.
  5. Máscaras podem ser feitas poucas vezes ao mês ou quando sentir necessidade, da mesma maneira que faz com o rosto.

E se isso parecer um trabalho imenso, bem, pode sempre buscar um tratamento mais rápido e eficaz, como o ultraformer – usado por Anitta – que usa energia do ultrassom de maneira intensa e concentrada para firmar e levantar a pele, estimulando a produção de colagénio e evitando a flacidez dos glúteos. Este tratamento também causa a quebra de gordura e trata as celulites (além do bumbum, também pode ser usado no abdómen e nas coxas) e está disponível em Portugal.

Outro procedimento muito conhecido no Brasil, principalmente pelas celebridades – de Bruna Marquezine a Gretchen – é o Round Glúteo, uma injeção de ativos nas nádegas, que aumenta a produção de colagénio e trata a flacidez e a celulite. Para quem também quer aumentar o volume, são usados bioestimuladores e preenchedores de ácido hialurónico para a zona.

Posso usar o meu hidratante comum para o rabo?

Poder pode, mas a pele dos glúteos é diferente da do rosto – que é mais sensível – portanto, por mais que use o mesmo ativo, será preciso adaptar a concentração e a combinação dos componentes na fórmula. E, geralmente, os descontentamentos são diferentes: enquanto para o rosto os produtos são específicos para tratar manchas, rugas ou poros aparentes, para o corpo as queixas focam-se mais nas celulites, estrias, ressecamento e foliculite. Afinal, não é tanto preciosismo assim.

Lembre-se que todas as áreas do nosso corpo têm necessidade de cuidados diários para a pele. Principalmente as áreas de dobras, nomeadamente o bumbum, as virilhas, os cotovelos, as dobras dos braços, os joelhos e atrás dos joelhos.

Trocou o Rio de Janeiro por Lisboa, e de lá trouxe o jeito curioso e a paixão por jornalismo. Por cá, Aline Fernandez aprendeu a amar os desdobramentos da língua portuguesa, e aqui na Miranda vai aplicá-los, e à sua obsessão pela Beleza, explorando a sua relação intrínseca com o Brasil. "Bora?"