Podemos dizer que se trata de um projeto científico, de uma questão de pôr o corpo a favor da Ciência, de estudar o processo de envelhecimento de uma forma regular e contínua, mas também nos podemos questionar se será a forma que este homem encontrou para camuflar o facto de saber que, cronologica e fisicamente, está a envelhecer.

Há quem diga que as crises de idade nos homens se traduzem (de uma forma bastante redutora, na minha opinião) na compra de carros velozes, ou em esposas normalmente 20 a 30 anos mais jovens. Mas, ao ler as notícias sobre este multimilionário norte-americano, de seu nome Bryan Johnson, só pensava que também eles sofrem com o processo de envelhecimento e nem todos lidam bem com o mesmo.

Se, para muitas mulheres, reverter o envelhecimento passa por cirurgias, preenchimentos e inserções de botox, para Bryan tudo gira em torno de uma rotina criteriosamente implementada e registada diariamente no Blueprint Project, o seu projeto pessoal, que já dura há dois anos e onde já conseguiu a proeza de ser a pessoa com inversão da idade epigenética em 5,1 anos – recorde mundial – tendo diminuído o ritmo do processo de envelhecimento em 24% e com resultados nos testes de fitness iguais aos de um jovem de 18 anos.

#ÀFlorDaPele: o corpo perfeitamente irreal de JLo
#ÀFlorDaPele: o corpo perfeitamente irreal de JLo
Ver artigo

Claro que tudo isto vem com um preço. Mais de 2 milhões de dólares ao ano, para ser mais precisa. Este magnata da tecnologia, que dedicou parte da sua vida e corpo a reverter o processo do envelhecimento, acorda todos os dias às 5 da manhã, treina diariamente, toma cerca de duas dúzias de suplementos, come uma dieta vegana restrita de cerca de 1977 calorias, e possui uma equipa médica de 30 pessoas que registam de forma exaustiva os seus órgãos e desempenho, tornando-o uma espécie de cobaia viva. Tudo é meticulosamente documentado no seu site, onde é possível acompanhar este processo, que em dois anos possui mais de 33 mil fotografias com informações diversas, que vão dos seus ossos, órgãos, peso, ao acesso a receitas saudáveis, ou ao princípio filosófico que o motivou a criar o projeto.

Desta vez, o nosso tempo, agora mesmo – o início do século XXI – será definido pela evolução radical da inteligência humana: IA e biologia. A nossa oportunidade é ser este futuro excitante. Entropia = envelhecimento e deterioração. O alinhamento de objetivos através do seu 'Eu Autónomo' visa combater a entropia através da manutenção de uma juventude perpétua. Abrandando ao máximo o seu ritmo de envelhecimento e invertendo o envelhecimento que ocorre. Isto é feito através da capacitação do seu corpo, com autoridade de decisão, e da desmotivação da sua mente. Quer uma saúde tão perfeita quanto possível? Saia do caminho e deixe um sistema composto pelo seu corpo + ciência fazer o trabalho.

A criação deste estilo de vida, e a sua documentação exaustiva, nasceu depois de Bryan ter passado por uma depressão e ter sofrido de tendências suicidas. Em dois anos conseguiu regredir a idade biológica, ter a pele de um homem de 28 anos e a capacidade pulmonar de um de 18, embora nem sempre com os resultados esperados. A sua equipa médica é liderada por Oliver Zolman, um médico de 29 anos de idade, que investiga terapias de envelhecimento em Cambridge.

#ÀFlorDaPele: a guerrilha de marketing da juventude
#ÀFlorDaPele: a guerrilha de marketing da juventude
Ver artigo

E esta parece ser a tendência entre os multimilionários do momento: o financiamento a médicos, investigadores e cientistas – alguns galardoados com o Nobel – para investigarem formas de reverter o envelhecimento através da reprogramação celular. Jeff Bezos é exemplo disso. O homem mais rico do mundo, fundador da Amazon, tornou-se um dos principais financiadores da Altos Labs, uma startup de Silicon Valley criada em setembro de 2022, com o objetivo de encontrar o elixir da juventude e o prolongamento da vida humana em várias décadas, dando aos cientistas recrutados a total autonomia e financiamento ilimitado para investigarem uma forma de reverter o envelhecimento através da reprogramação celular.

Entre os investigadores está o biólogo espanhol Juan Carlos Izpisúa Belmonte, que acredita que a esperança de vida pode ser aumentada em pelo menos 50 anos, reprogramando, como se fosse um código de software, a informação genética das células.

Estaremos cada vez mais perto da eterna juventude? Tudo parece indicar que sim, mesmo que para isso se tenha de fazer sacrifícios extremos. Mas tanto homens como mulheres parecem estar dispostos a isso.

Mafalda Santos fez das palavras profissão, tendo passado pelo jornalismo, assessoria de imprensa, marketing e media relations. Acredita em quebrar tabus e na educação para a diferença, temas que aborda duas vezes por mês, na Miranda, em #ÀFlorDaPele.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.